Corsan anuncia racionamento de água em Passo Fundo

Corsan anuncia racionamento de água em Passo Fundo

Companhia explica que investiu R$ 2 milhões contra estiagem, mas não conseguiu evitar medida

Acácio Silva/Correio do Povo

publicidade

A Corsan, anunciou, no final da tarde desta sexta-feira, o racionamento de água em Passo Fundo, a partir da 0h de terça-feira, dia 06. O superintendente regional, Paulo Berta, salientou que a companhia desde o início do ano está monitorando a situação das barragens que abastecem a cidade. Segundo ele, a estiagem aliada às altas temperaturas contribuíram para que os níveis dos rios baixassem drasticamente. A Barragem Miranda está 1,77 metro abaixo do normal e a barragem da Fazenda apresenta 5,42 metros de déficit.

A companhia investiu cerca de R$ 2 milhões em ações que adiaram a adoção do racionamento, como a utilização da água da antiga pedreira da Ergo, perfuração de poços artesianos e transposição do Rio Jacui. No entanto, o tempo não colaborou e a estiagem castigou os mananciais, não somente em Passo Fundo, mas em todo Estado. Diante desse quadro, Berta disse que não restou outra alternativa senão o racionamento de água. A cidade foi dividida em dois setores. Cada setor terá abastecimento por 14 horas.

A Corsan anunciou também que o racionamento de água poderá ser suspenso ou até mesmo adiado. Para isso acontecer, a chuva deverá ser consistente, a transposição do Rio Jacui deve completar a produção necessária para o consumo diário e a população contribuir usando água de forma responsável. Se esses fatores se completarem, a companhia pode suspender a entrada do racionamento.

O superintendente salientou que o consumo diário em Passo Fundo é de 55 milhões de metros cúbicos de água e que a participação da população é fundamental para reduzir essa demanda. Sobre punições a quem desperdiçar água, Berta enfatizou que a Corsan está atenta e dentro do possível usará o seu regulamento, que prevê inclusive o corte no abastecimento ao cliente irresponsável.


Bookmark and Share 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895