Covid: testes de vacina brasileira terminam em 2022, diz ex-ministro

Covid: testes de vacina brasileira terminam em 2022, diz ex-ministro

Marcos Pontes defendeu que o presidente Jair Bolsonaro se imunize com o produto

R7

publicidade

Agora ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes afirmou em entrevista exclusiva ao R7, concedida na última terça-feira, que os testes clínicos da vacina 100% brasileira contra a Covid-19 terminam em nove meses, até o fim de 2022. Ele defendeu que o presidente Jair Bolsonaro se imunize com o produto.

A aplicação da primeira dose da vacina foi feita em Salvador, na Bahia, em 13 de janeiro deste ano. Nesta primeira etapa, são avaliadas a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade da vacina.

"São nove meses para ter os testes completos, fases 1, 2 e 3. Vai ser interessante porque vai ser a primeira vacina 100% brasileira", disse.

Pontes foi imunizado contra a Covid-19 e, assim como outros ministros, defende que o presidente Jair Bolsonaro se vacine também. Questionado se a imunização do chefe do Executivo será com o produto 100% brasileiro, o ministro diz desejar que sim.

"Eu gostaria muito. Tenho falado com ele várias vezes, toda vez que eu tenho chance. Até ele fala: 'pô, Marcos, você é muito chato'. Mas ele é meu amigo e eu vejo isso na necessidade de proteção da saúde. Ele não é novinho", destacou. "Pode até ser [positivo do ponto de vista eleitoral], mas eu vejo mais pelo lado da saúde", completou.

Pontes é um dos ministros que deixou o governo de Jair Bolsonaro na quinta-feira. O titular vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo. Quem assume o ministério é Paulo Alvim, atualmente secretário de Empreendedorismo e Inovação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895