Cruzamento da Mauá é bloqueado para festa da virada na orla do Guaíba
capa

Cruzamento da Mauá é bloqueado para festa da virada na orla do Guaíba

Festa, que vai das 18h às 2h e espera 140 mil pessoas nesta terça-feira

Por
Rádio Guaíba

Cruzamento da Mauá foi bloqueado para festa da virada na orla do Guaíba na noite desta terça-feira


publicidade

Em razão da festa de réveillon 2020 na Orla Moacyr Scliar, que ocorre a partir das 18h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou, às 7h desta terça, a avenida Mauá, no cruzamento com a Bento Martins, no Centro de Porto Alegre. Condutores que vêm da Castello Branco devem optar pelo Túnel da Conceição para seguir para a zona Sul. Quem já chegou ao centro pode acessar a Bento Martins até a rua Demétrio Ribeiro, virando à direita na Borges de Medeiros e, seguindo, então, à zona Sul.

Já o desvio dos ônibus é feito pela rua Washington Luiz, onde os condutores devem entrar à esquerda na Augusto de Carvalho para acessar a Loureiro da Silva. A partir da Loureiro, as linhas seguem o itinerário normal.

A partir das 15h, a EPTC também bloqueia a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto com a Augusto de Carvalho, no sentido bairro-Centro. Para ter acesso ao Centro, os motoristas devem entrar à direita na Augusto de Carvalho, seguindo até a Loureiro da Silva, e virar à direita na Vasco Alves.

A previsão é de que os bloqueios sejam feitos às 8h desta quarta, 1° de janeiro.

Para quem vai à festa

Para os usuários de táxi ou transporte por aplicativos, a EPTC orienta embarque e desembarque junto à área dos bloqueios da Loureiro da Silva (próximo à superintendência da Receita Federal) e, para que vem da zona Sul, na Rótula da Cuias.

Como chegar mais próximo do evento na Orla

• Opções para quem se desloca da Região Metropolitana: Castello Branco, Mauá, Bento Martins, Loureiro da Silva; Castello Branco, Túnel da Conceição, Sarmento Leite, Loureiro da Silva;

• Opção para quem se desloca da Zona Sul: Edvaldo Pereira Paiva até a Rótula das Cuias;

• Opção para quem se desloca da Zona Leste: Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula das Cuias;

• Opção para que se desloca da Zona Norte: Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, 3ª Perimetral, Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula das Cuias.

Reforço de transporte especial para retorno do evento

C4 – Circular Balada Segura, saída da av. Borges de Medeiros: 0h30; 1h; 1h20; 1h40; 2h; 2h20; 2h40; 3h; 3h20; 3h40; 4h e 4h30;

M98 – Noturna Pinheiro, saída do terminal da Salgado Filho até o terminal da av. E. Jardim Outeira: 1h30; 2h30; 3h30;

M79 – Madrugadão Serraria / Ponta Grossa, saída do terminal Salgado Filho até o terminal Estrada Retiro da Ponta Grossa: 1h35; 2h30; 3h25;

M21 – Corujão Baltazar / Assis Brasil, saída do terminal Parobé até o terminal Nenê Portalet: 1h40; 3h e 4h20;

M31 – Corujão Assis Brasil / Baltazar, saída do terminal Parobé até o terminal Rua dos Maias: 1h20; 2h20 e 3h40.

Atrações

A expectativa de público para a festa supera 140 mil pessoas. Já no fim da tarde, os shows abrem com os vencedores do 14º Festival de Música de POA, seguindo com a Imperadores do Samba, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Luiza Barbosa, Casa Ramil e a DJ Letícia Sartoretto. Além das atrações musicais, a festa vai oferecer ao público o Recanto Místico, com bênçãos e limpeza espiritual, e passeios de barco – com pagamento de ingresso no Cisne Branco, Bela Catarina, Noiva do Caí, POA 10 e BarCo. A festa segue até as 2h do primeiro dia de 2020.

Food trucks e beer trucks estarão disponíveis ao público, também com a instalação de banheiros químicos no trecho. A segurança fica a cargo da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Pelotão de Operações Especiais, com o apoio de ambulâncias e de um posto médico.

Fogos com redução de ruído

O espetáculo pirotécnico vai durar dez minutos, acompanhado de trilha musical. A Prefeitura garante que os materiais e equipamentos de disparo utilizados “são de alta tecnologia, os mesmos utilizados nos eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo, shows da Disney e em viradas de cidades como Londres, Sydney e Dubai.” Os fogos utilizados são com redução de ruído, sem estampido, e ficarão a uma distância de 360 metros da margem do Guaíba.

Confira a programação

18h – Vencedores Festival de Música – Luana Fernandes, Gabriel Luzzi, Arthur Seidel, Julia Reis, Graziela Silva e Alan Rosa

19h10min – Imperadores do Samba

20h10min – Cesar Oliveira e Rogério Melo – dupla gaudéria

21h20min – Luiza Barbosa – representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019.

22h45min – Casa Ramil – Kleiton, Kledir, Vitor, Ian (filho de Vitor), João (filho de Kledir), Gutcha e Thiago (filhos de Katia, irmã que não enveredou pela música).

23h50min – Início set DJ Letícia Sartoretto – conhecida na cena da música eletrônica.

0h – Show pirotécnico

02h – Encerramento

Limpeza

Para diminuir o acúmulo de lixo na festa da virada, a Prefeitura Municipal reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Serão disponibilizados 50 tonéis em todo o espaço do evento, 25 a mais que em 2019. Além disso, pela primeira vez, serão disponibilizados 30 contêineres da coleta automatizada (de cor cinza) no canteiro central da avenida Presidente João Goulart.

No dia 1º de janeiro, pelo menos 40 garis – 10 a mais que em 2019 – realizarão a limpeza da Orla Moacyr Scliar a partir das 6h30min. Para a limpeza de outros bairros, como a Cidade Baixa, 20 garis atuarão a partir das 8h. Na edição passada, duas toneladas de lixo foram recolhidas da orla em Porto Alegre após festa de réveillon. Conforme a Prefeitura, foram recolhidos 500 sacos de lixo.


Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o evento, o Trecho I da Orla já conta com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) aos fins de semana.