D'Alessandro é homenageado com a mais alta honraria da Assembleia do RS

D'Alessandro é homenageado com a mais alta honraria da Assembleia do RS

Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao argentino foi nesta terça-feira, na sede do Legislativo

Felipe Faleiro

D'Alessandro, ao lado de Oliveira (à esquerda) e Costella (à direita), se emocionou com a honraria

publicidade

Uma cerimônia emocionante marcou a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Poder Legislativo gaúcho, ao ex-atleta D’Alessandro, que marcou história no Internacional, e é considerado ídolo do clube. A homenagem, ocorrida nesta terça-feira, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi proposta pelo deputado estadual Juvir Costella, ironicamente torcedor do Grêmio, embora tenha justificado a homenagem dizendo que o sentimento de respeito e admiração dos torcedores em geral pelo argentino ultrapasse as rivalidades.

Autoridades e personalidades do passado e do presente do Internacional estiveram presentes no ato. Entre eles, o ex-presidente Fernando Carvalho e o atual, Alessandro Barcellos, assim como a esposa de D’Alessandro, Erica Senneke, e dois dos três filhos, Gonzalo e Santino, e ainda representantes de torcidas organizadas do clube. Emocionado, o ex-atleta agradeceu a honraria e reforçou que o Rio Grande do Sul é sua “segunda casa”. “Tenho um sentimento de pertencimento, pela acolhida de Porto Alegre e do Rio Grande para comigo e minha família”, disse.

Idealizador do evento social Lance de Craque e embaixador do Instituto do Câncer Infantil para toda a América Latina, D’Alessandro disse ainda que se sente com o “dever cumprido por transmitir valores sociais, e deixar isto como legado à sociedade gaúcha.” “Há um respeito muito admirável das pessoas, e não estou falando como atleta. Acho que o cidadão me enxerga, hoje, muito mais do que um atleta, e isto faz com que eu me sinta muito orgulhoso do meu comportamento fora de campo”, afirmou o ex-jogador.

Costella apresentou o homenageado como “homem aguerrido, bravo, obstinado, de personalidade e estrela”. “A medalha está concedida hoje a quem realmente merece, pois ele se tornou uma referência também na área social. É uma honra poder concedê-la a um craque, e pai de família, que tanto representa a comunidade esportiva e o povo gaúcho”, afirmou. D’Alessandro se aposentou no último dia 17 de abril, quando marcou um dos gols da vitória de 2 a 1 sobre o Fortaleza, pela Série A do Brasileirão. Ao todo, atuou em 529 partidas pelo Inter, marcou 97 gols, concedeu 113 assistências e conquistou 13 títulos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, também salientou a importância do legado de D’Alessandro para a cultura e a sociedade gaúchas. “Parabéns pela sua caminhada e por sua contribuição social para o estado do Rio Grande do Sul. E que você consiga conquistar ainda grandes vitórias na área social, inclusão e solidariedade. Que possamos nos espelhar neste exemplo de ser humano e de dignidade”, disse. A cerimônia ainda contou com apresentações musicais da cantora Luiza Barbosa e dos músicos Elton Saldanha, João Luiz Corrêa, Hugo Laroque e Daniel Hack.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895