Decreto do RS que autoriza zonas de bandeira vermelha a usarem medidas de cor laranja é publicado
capa

Decreto do RS que autoriza zonas de bandeira vermelha a usarem medidas de cor laranja é publicado

Cidades, no entanto, não podem registrar internações ou mortes nos 14 dias que antecedem a avaliação do governo gaúcho

Por
Correio do Povo

Novo decreto do governo do Estado foi publicado


publicidade

Um novo decreto do governo do Rio Grande do Sul, que autoriza que cidades em bandeira vermelha utilizem medidas sanitárias de bandeira laranja foi publicado nessa segunda-feira pelo Executivo. A íntegra do documento pode ser acessado aqui. O material foi divulgado no Diário Oficial do Estado

De acordo com o documento, "os municípios localizados em Região classificada na Bandeira Final Vermelha poderão, excepcionalmente, mediante ato do Chefe do Poder Executivo Municipal, adotar as medidas sanitárias segmentadas correspondentes aos Protocolos definidos para a Bandeira Final Laranja".

A determinação, porém, estabelece requisitos para que as cidades possam fazer uso da medida. Uma delas é de que não haja registro, nos 14 dias anteriores à apuração, de qualquer hospitalização de munícipe seu confirmado para Covid-19. Outro quesito estabelece que não pode haver registro, também pelo mesmo período (14 dias), de óbito pela doença. A terceira solicitação do governo do Estado indica que é necessário manter atualizados os registros aos sistemas oficiais do Sistema de Vigilância Epidemiológica (SIVEP) e E-SUS.

“Conversamos com os municípios e analisamos que alguns protocolos na bandeira vermelha poderiam ser resolvidos em âmbito municipal, conforme a prefeitura achar mais pertinente e fácil de fiscalizar, conforme a realidade local”, destacou Eduardo Leite em live realizada na tarde dessa segunda-feira. 


As regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas estão sob vigência da bandeira vermelha desde a meia-noite desta terça-feira. O mesmo valerá para Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que passaram de amarela para laranja.