Defesa Civil emite alerta para possibilidade de inundações para Porto Alegre e Região Metropolitana

Defesa Civil emite alerta para possibilidade de inundações para Porto Alegre e Região Metropolitana

Segundo coordenadoria, o aviso é válido para as próximas 48 horas

Por
Correio do Povo

Segundo Defesa Civil, o alerta para inundações é válido para as próximas 48 horas


publicidade

A Defesa Civil Estadual emitiu, nesta quinta-feira, dois alertas para possibilidade de inundações para Porto Alegre e Região Metropolitana. São elas: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Campo Bom, Triunfo, São Jerônimo, Charqueadas e Eldorado do Sul (Bacia do rio Jacuí). Segundo coordenadoria, o aviso é válido para as próximas 48 horas. 

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Júlio César Rocha Lopes, os efetivos da coordenadoria ainda estão em trabalho de contagem dos danos que as chuvas dessa semana provocaram nos municípios gaúchos e já alertam sobre a elevação do nível dos rios para as famílias ribeirinhas. "Nossos efetivos ainda estão juntos às populações atingidas e dando suporte para as prefeituras. Estamos monitorando o nível dos rios. Emitimos um alerta para que a população que se prepare e fiquem atentos aos meios de comunicações e redes sociais”, disse em entrevista para Rádio Guaíba na tarde desta quinta-feira. 

"Foram dois ciclones em menos de duas semanas, que atingiram o Estado de maneira muito rápida. São eventos danosos, severos. Foi um evento bastante significativo e quase atingiu o Rio Grande do Sul como um todo", completou. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva prevista para este final de semana gerou um novo alerta para enchentes não só para cidades do interior, como também para municípios que integram a região Metropolitana, uma vez que o nível do rio Guaíba está em ascensão. Há a possibilidade enchente de "grande vulto", segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. 


Segundo a MetSul, o nível do Guaíba saltou de 1,91m para 2,06 nas últimas 48 horas e estaria subindo.  A chuva voltará ao RS já no sábado, com previsões indicando que municípios da Metade Norte, Campanha e Zona Sul sejam atingidos. A precipitação, no entanto, deverá ser irregular nessas regiões, mas na faixa central há a possibilidade de um fenômeno mais intenso, podendo chegar a 50 mm.