Dez leitos de UTI abertos em junho no Hospital Santo Antônio

Dez leitos de UTI abertos em junho no Hospital Santo Antônio

Expectativa é aumentar em 25% procedimentos de alta complexidade

Jéssica Mello

publicidade

Devem ser inaugurados, em junho, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Criança Santo Antônio, no complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os leitos incorporam a estrutura já existente que atende a 30 pacientes. Como resultado, a expectativa é aumentar em 25% os procedimentos de alta complexidade em pacientes da pediatria. A expansão é planejada desde março de 2014.

“Diariamente, temos que negar em média cinco pedidos de leitos. Por isso, tínhamos a necessidade de expandir o espaço, até porque recebemos pacientes de todas as regiões do Rio Grande do Sul e de outros Estados”, disse a gerente Administrativa do hospital, Swetlana Cvirkun.

O custo estimado da obra é de R$ 3,7 milhões, arrecadados no período de quatro meses pelo grupo Voluntárias da Vida. Por meio de doações e eventos beneficentes, Cláudia Bartelle, Helena Bartelle, Josiane de Castro, Mariana Chies, Marina Sirotski, Nora Teixeira, Renata Callage, Rosana da Silveira, Sabrina Ribeiro e Scheila Vontobel conseguiram angariar fundos para a obra. “Elas são pessoas muito especiais, que adotaram a causa como sua e se envolveram completamente em todo o processo”, destacou Swetlana. A instituição é vista nacionalmente como referência para o atendimento pediátrico de doenças cardíacas e congênitas, transplantes, neurocirurgia e oncologia. “O tempo de espera para essas crianças é vital para o resultado”, afirma a gerente.

Atualmente, a obra está 30% pronta, de acordo com o engenheiro Lauro Vaz Pereira, com a finalização da alvenaria e a instalação das redes de ar condicionado, elétrica e hidráulica. Na primeira quinzena de junho, o local poderá receber os equipamentos e móveis, além da pintura voluntária do artista plástico porto alegrense Gustavo Corrêa. Gusco, como é conhecido, fará imagens inspiradas no Poeminha do Contra (Todos estes que aí estão, atravancando meu caminho, eles passarão e eu passarinho), de Mário Quintana.

Cada leito será batizado com o nome de pássaros populares e a sala de espera será decorada com textos explicativos e painéis coloridos. “Para atender às crianças, precisamos ter um ambiente diferenciado, voltado às necessidades delas e visualmente atraente”, acredita Swetlana. A instituição já tem outras instalações com desenhos baseados no livro “Lili inventa o Mundo”, também de Mario Quintana. Uma nova equipe, com profissionais de diversas áreas, será selecionada para atuar no novo espaço.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895