Dia D da Multivacinação é marcado pela tranquilidade nas unidades de saúde em Porto Alegre

Dia D da Multivacinação é marcado pela tranquilidade nas unidades de saúde em Porto Alegre

Imunização para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos ocorre até as 17h deste sábado

Cláudio Isaías

publicidade

O Dia D da Multivacinação realizado neste sábado foi marcado pela tranquilidade nos postos de saúde de Porto Alegre. Nem a chuva impediu que os pais levassem os filhos para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. A imunização está disponível em 85 unidades, que ficam abertas até as 17h.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, quem chegou para se vacinar foi recebido com uma decoração toda especial em alusão ao Dia das Crianças. A dona de casa Josiana de Almeida levou a filha Isadora, de dois anos, para completar o esquema vacinal. A pequena menina aproveitou o clima e brincou com os personagens interpretados pelos servidores da saúde como foi o caso da Branca de Neve, Minnie, Chapeuzinho Vermelho, Homem Aranha, Super Homem e Batman. 

O movimento de público também foi tranquilo e com decoração nas unidades de saúde do Morro Santana e São Carlos. A Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 29 de outubro. 

Campanha nacional 

Todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária estão disponíveis na rede municipal de saúde de Porto Alegre, de acordo com a faixa etária. O objetivo principal da campanha é atender o público não vacinado ou com esquema vacinal incompleto. Estão sendo oferecidas durante a campanha 14 vacinas para crianças de até sete anos e oito vacinas para crianças a partir de sete anos e adolescentes até 15 anos. 

O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, afirmou que é importante que no período da campanha as crianças e adolescentes sejam levados ou compareçam a uma unidade de saúde, com a caderneta de vacinação, para verificação da condição vacinal.  Adolescentes que recebam a vacina Covid-19 deverão aguardar o intervalo de 14 dias para receber qualquer outra vacina do calendário. 

A pandemia da Covid-19 acentuou em 2020 a queda na procura por vacinas de rotina. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), existe uma maior possibilidade de que algumas doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular ou aquelas que vinham com baixos índices aumentem. Em especial pelo momento atual, de gradativa retomada das atividades e retorno desse público às escolas. "Os pais precisam ser cuidadosos e voltar aos postos de saúde para colocar em dia a carteira de vacinação dos filhos", ressaltou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As 15 vacinas oferecidas fazem parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, aplicadas de acordo com a necessidade individual, após avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente: Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895