Dia D de Vacinação imuniza 5,2 mil crianças em Porto Alegre

Dia D de Vacinação imuniza 5,2 mil crianças em Porto Alegre

Meta da Secretaria Municipal da Saúde é aplicar 61,7 mil doses da vacina contra a poliomielite até o fim do mês

Correio do Povo

No Dia D da campanha, foram 5,2 mil crianças vacinadas

publicidade

O Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação imunizou 5.205 crianças com as gotinhas neste sábado, em Porto Alegre. O dado é do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). Iniciada em 5 de outubro, a campanha segue até o fim do mês. 

Desde o início da mobilização, foram 11.072 doses aplicadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% do público-alvo estimado em 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de 5 anos na Capital.

Existem três tipos de vírus da poliomielite e a vacinação é a única forma de prevenção. A doença pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O contágio do vírus ocorre pela boca, com material contaminado com fezes ou contato por meio de água ou alimentos infectados pelo vírus e traz risco maior quando as condições sanitárias e de higiene são ruins. 

A doença também pode ser transmitida pela forma oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. O vírus se multiplica, inicialmente, nos locais por onde ele entra no organismo. Em seguida, vai para a corrente sanguínea e pode chegar até o sistema nervoso. Pode deixar sequelas, como uma severa paralisia, e até matar.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895