Dia do Desafio promove atividades em prol do exercício físico em 485 municípios do RS

Dia do Desafio promove atividades em prol do exercício físico em 485 municípios do RS

Pela segunda vez, Porto Alegre concorreu com a cidade de Campinas, em São Paulo

Cláudio Isaías

Chute a Gol levou centenas de pessoas a participar da iniciativa

publicidade

O Dia do Desafio 2019 movimentou 485 municípios gaúchos com a realização de diversas atividades em favor do bem estar. Pela segunda vez, Porto Alegre concorreu com a cidade de Campinas, em São Paulo. Em 2018, gaúchos venceram a competição. O evento na sua 25ª edição teve a proposta de que as pessoas interrompessem suas tarefas rotineiras e praticassem qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos.

Um corrida noturna, realizada na quarta-feira, com largada na Rótula das Cuias e percurso pela avenida Beira Rio, em Porto Alegre, deu início, no Rio Grande do Sul, à edição do Dia do Desafio 2019. Os competidores realizaram os percursos de 3, 5 e 10 quilômetros.

No Largo Glênio Peres, o professor Elton Fofonka, do Sesc Protásio Alves, coordenou a apresentação de 10 alunos do judô em uma tenda com tatame de 100 metros quadrados. No local, foi realizada também rodas de capoeira, taekwondo, jiu-jitsu e luta livre.

Na Esquina Democrática, no cruzamento da avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas, o Chute a Gol, levou centenas de pessoas a participar da iniciativa. Quem acertasse a goleira, o concorrente tinha três oportunidades de chute, ganhava uma camiseta do Dia do Desafio. Ainda no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), brinquedos vão estar à disposição de alunos de escolas municipais e estaduais, como camas elásticas, jogo de cotonetes, touro mecânico, surf mecânico, escalada inflável e high jump individual.

O gerente do Sesc Redenção, Edson Domingues, disse que o evento deste ano também contou, no Rio Grande do Sul, com o Desafio Solidário. "O objetivo foi arrecadar roupas, calçados e cobertores para a Campanha do Agasalho, realizada pelo Governo do Estado", destacou.

Segundo Domingues, a ação ocorreu em forma de competição saudável entre as cidades de Porto Alegre e Campinas. O município que mobilizasse mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence a disputa. No ano passado, a capital gaúcha venceu com 492.786 pessoas integrando as atividades. A cidade de Campinas, em São Paulo,  teve 201.773 pessoas se movimentando. 

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. O gerente do Sesc Redenção, Edson Domingues, destacou que as pessoas de diferentes cidades do Brasil e da América Latina se reuniram para disputar, amistosamente, competições e desafios com objetivo de estimular o corpo.

"A proposta foi que cada cidadão fizesse qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário", explicou.

Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), Comandante Nádia, o Dia do Desafio incentiva uma vida mais ativa.  "O Sesc é sempre nosso grande parceiro em atividades. Queremos motivar as pessoas que adotem hábitos saudáveis na sua rotina e com isso melhorem a sua qualidade de vida", destacou. Todas as atividades esportivas realizadas ontem nas unidades da Smdse estavam vinculadas ao Dia do Desafio.

Criado no Canadá na década de 1980, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 1995 e, no Rio Grande do Sul, a ação é organizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras gaúchas. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Desde o ano passado, a proposta é que o Desafio entre cidades seja trienal, ou seja, que os confrontos sorteados em 2018 valem para as edições até 2020. A iniciativa foi realizada este ano em mais de três mil cidades do Continente Americano.    


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895