Dmae analisa alternativas para evitar desabastecimentos com falta de luz

Dmae analisa alternativas para evitar desabastecimentos com falta de luz

Estações podem passar por alterações, e investimentos podem passar de R$ 100 milhões

Correio do Povo

Dmae trabalha em alternativas para evitar desabastecimento

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre analisa e estuda alternativas para evitar desabastecimentos quando houver falta de luz. Nos últimos dias, quando a Capital enfrentou temporais que ocasionaram queda de energia, o Dmae também apresentou falta de água em alguns bairros.

Em conjunto com a CEEE Equatorial, o Dmae estuda alterantivas aos geradores. Uma delas é transformar as entradas de energia elétrica das estações de 13,8KV para 69KV, mais estáveis. O Dmae possui ao menos 169 estações de captação, tratamento e bombeamento de água, além de esgoto sanitário e pluvial. 

Para haver garantia de manutenção dos serviços em função da falta de energia, seria necessária a aquisição de cerca de 350 grupos de geradores. O investimento pode passar de R$ 100 milhões, para isso. ambém haveria necessidade de ampliar o espaço das estações para comportar os geradores de grande tamanho, e compreensão da população quanto ao barulho e odor produzido pelos equipamentos.

A casa de bombas da Jacinto Gomes parou por conta da falta de energia elétrica. A luz retornou à noite, quando o bombeamento também foi reestabelecido. A Estação de Abastecimento de número 8, que atende a região da Vila Farrapos, na Zona Norte, também parou por faltade energia. 

A chuva forte de quarta-feira afetou boa parte das regiões da Capital. Em 2h30min, foram registrados quase 50 milímetros de chuva, e as redes pluviais não deram vazão ao volume de água. Houve alagamentos em bairros das regiões Centro e Sul, como Santana, Azenha, Menino Deus, Praia de Belas e parte baixa de Santa Tereza. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895