DMLU busca solucionar descarte de resíduos na orla do Guaíba

DMLU busca solucionar descarte de resíduos na orla do Guaíba

Vereador André Carús (PMDB) protocolou pedidos de providência, pedindo a limpeza do local

Henrique Massaro

Destroços de construções, como tijolos e janelas, móveis abandonados podem ser vistos na orla do Guaíba

publicidade

Na orla de Porto Alegre, nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, algo se destaca no ambiente. Trata-se de um amontoado de resíduos enfileirados a céu aberto, poluindo o local. São destroços de construções, como tijolos e janelas, móveis abandonados, restos de vegetação e lixo de maneira geral que vai sendo descartado no espaço público das imediações do Guaíba.

A situação chamou a atenção do Poder Legislativo. Na última semana, o vereador André Carús (PMDB) protocolou pedidos de providências junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A ideia do pedido é que sejam feitas limpeza no local e também punições a quem realiza o descarte indevido.

Carús, que já foi diretor do DMLU, disse que o trecho da orla consiste em um contraste, já que, de um lado, há uma revitalização em andamento e, de outro, um “descaso total e ação permanente dos que não respeitam a limpeza pública e o meio ambiente”. O pedido de providências ainda foi protocolado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade e à Secretaria Municipal de Segurança, para que se utilize as imagens de câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) existentes no local e se identifique os culpados a partir das placas dos veículos que vão até o local realizar o descarte indevido.

O vereador também citou a Lei Complementar 728 de 2014, responsável por instituir o Novo Código de Limpeza Urbana, além da lei 10.947 de 2010, que, já regulamentada, estabelece diretrizes para o gerenciamento dos resíduos da construção civil na Capital. Segundo Carús, toda esta legislação está sendo desrespeitada na orla.

Em nota, o DMLU informou que a Secretaria de Serviços Urbanos está ciente da situação e que está buscando a solução junto à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Entre as ações, está a identificação dos problemas para posterior remoção dos resíduos neste local - relatado como foco de descarte irregular ainda no início de 2016, após o temporal que atingiu Porto Alegre - e o aumento da fiscalização”, divulgou o Departamento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895