Dnit e Exército inauguram viaduto na BR-116, em Barra do Ribeiro

Dnit e Exército inauguram viaduto na BR-116, em Barra do Ribeiro

Obra era aguardada há anos pela comunidade

Felipe Faleiro

publicidade

Foi inaugurado, na tarde desta segunda-feira, o viaduto no quilômetro 319 da BR-116, na localidade de Passo Grande, no município de Barra do Ribeiro. A obra em questão era aguardada há anos pela comunidade. Autoridades do Exército Brasileiro, responsável pela execução dos trabalhos, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), estiveram presentes no ato simbólico. Na sequência da inauguração, o tráfego de veículos também foi liberado em ambos os sentidos.

O Comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, procedeu com o corte da fita que marcou o ato inaugural. Segundo ele, a construção traz facilidades para a população local e transportadores. "A cada trecho em que trabalhamos, há uma curva de aprendizagem do nosso pessoal. Nosso trabalho está mais rápido e preciso", afirmou ele, reforçando que o cronograma de obras em rodovias está no prazo e até o final de maio é esperada a conclusão de mais dez quilômetros da 116.

O coronel Fabio Bogoni, comandante do 4º Grupamento de Engenharia do Exército, afirmou que as obras na 116 são executadas desde 2019 por aproximadamente 300 militares e 150 equipamentos. Para ele, o viaduto vai ajudar no escoamento da produção entre Porto Alegre e o porto de Rio Grande, por exemplo. "Esta região é uma das mais movimentadas da rodovia. Por aqui, circulam cerca de 30 mil veículos por dia, e este viaduto é importante especialmente com relação à melhoria da segurança, já que aqui havia muitos acidentes e óbitos", disse ele.

O superintendente do Dnit/RS, Hiratan Pinheiro da Silva, reforçou que a mobilidade na região será melhorada com esta nova entrega. "Estamos com diversas frentes de obras em andamento. E este trecho fará com que a comunidade de Barra do Ribeiro se sinta mais segura, assim como os que trafegam curtas ou longas distâncias", salientou. 

Gerente há 23 anos de uma loja de materiais de construção ao lado do novo viaduto, e morador da localidade, Adriano Teixeira concorda, mas diz que ainda são necessárias melhorias. "Tínhamos uma grande expectativa, e realmente, ficou muito bom, ainda que 'dividiu a vila'. A iluminação e canteiros laterais ainda não foram feitos. Acho que precisa ainda de uma passarela, pois acontecem muitos atropelamentos. Mas acredito também que esta obra vai nos trazer uma evolução", comentou Teixeira. 

Ao todo, a estrutura de faixa dupla tem 60 metros de extensão, e integra os lotes 1 e 2 da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. O viaduto em questão substitui o antigo trevo de entrada a Barra do Ribeiro, em direção à RS-709.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895