Domingo terá chuva e risco de granizo isolado no Rio Grande do Sul

Domingo terá chuva e risco de granizo isolado no Rio Grande do Sul

Instabilidade volta a aumentar ao longo do dia no Estado

Metsul

Chuva deve voltar ao RS neste domingo

publicidade

Sol até aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas algumas regiões como o Sul e o Leste gaúcho terão muitas nuvens e chance de garoa e chuva fraca na primeira metade do dia. No decorrer deste domingo, com o ingresso de ar quente, uma frente quente começa a se formar e áreas de instabilidade começam a avançar de Oeste.

Da tarde pra noite, a chuva atinge diversas regiões com raios e risco de granizo isolado, especialmente no Sul gaúcho. No Noroeste, um dia quente e abafado. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 17ºC e 27ºC. 

Dois eventos de muita chuva seguidos

Os acumulados de chuva na soma de ontem até a próxima segunda-feira serão altos em parte do Sul do Brasil em consequência de dois episódios de chuva volumosa. Primeiro se deu ontem entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo vai ocorrer na segunda-feira com os maiores volumes de chuva concentrados na Metade Sul gaúcha.

Os volumes de chuva só de ontem até o final da tarde no Rio Grande do Sul chegavam a 119 mm em Ijuí, 72 mm em Pinhal da Serra, 70 mm em Passo Fundo, 68 mm em Entre-Ijuís, 66 mm em Cruz Alta, 52 mm em Erechim, 49 mm em Vacaria, 48 mm em Lagoa Vermelha e 45 mm em Iraí.

Em Santa Catarina, os acumulados até o fim da tarde atingiam 100 mm em Mirim Doce, 98 mm em Balneário Piçarras, 85 mm em Curitibanos e Campo Belo do Sul, 82 mm em Rio do Oeste, 77 mm em Otacílio Costa, 70 mm em Taió, 65 mm em Lages e Rio do Sul, 60 mm em Pomerode e Indaial, e 50 mm em Blumenau.

A chuva trouxe alagamentos em algumas cidades de Santa Catarina, como Lages, e alguns municípios ainda registraram temporais de granizo durante o dia de ontem. A instabilidade no Sul do Brasil, entretanto, não para por ai. Vem mais chuva neste fim de semana e no começo da semana que vem.

Uma frente quente deve se formar entre o domingo e a segunda-feira. Vai provocar chuva em diversas cidades gaúchas da tarde para a noite do domingo, quando áreas de instabilidade isoladas podem gerar tempestades localizadas de granizo no Leste catarinense.

Na segunda, a frente quente atua sobre o Rio Grande do Sul com mais chuva, muitos raios e risco de granizo principalmente no Sul e no Leste gaúcho ao passo que no Noroeste do Estado o feriado vai ter sol e muito calor. Os volumes de chuva na segunda-feira em vários pontos do Sul do Estado podem ser muito altos, ficando entre 50 mm e 100 mm com marcas isoladamente superiores.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895