Dona de casa protesta acorrentada a portão de posto de saúde em Caxias do Sul

Dona de casa protesta acorrentada a portão de posto de saúde em Caxias do Sul

Unidade Básica do bairro Ana Rech tem apenas um clínico geral para atendimento

Celso Sgorla

Mulher de 59 anos ficou por uma hora amarrada à porta da unidade

publicidade

Uma cena inusitada marcou protesto contra a falta de  médicos na Unidade Básica de Saúde do bairro Ana Rech em Caxias do Sul, nesta quarta-feira. Por volta das 6h30min, a dona de casa Geni Salete da Silva, 59 anos, se acorrentou junto ao portão de entrada do posto de saúde em protesto e ali ficou  por cerca de uma hora. O atendimento aos usuários não chegou a ser prejudicado.

Conforme a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde da região, Daniela Riva, atualmente, a unidade possui apenas um clínico geral de 12 horas, que atende nas segundas à tarde 16 pacientes e nas terças, ao longo do dia, 32 pessoas.

Em nota a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que um dos médicos clínicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech deixou o serviço público por motivos pessoais. A reposição deste profissional está sendo providenciada e tratada como prioridade pela secretaria. A Secretaria ressalta que a comunidade de Ana Rech não está desassistida, pois a UBS conta com atendimento de um outro médico clínico e também de um pediatra e de um ginecologista, além de equipe de enfermagem.

A SMS afirma que está usando todas as alternativas possíveis para ampliar a cobertura médica da rede básica, seja por nomeações, contratos emergenciais, pagamento de horas extras aos profissionais que se dispõe e remanejamentos entre os diferentes serviços.

A nota diz ainda que, no dia 21 de julho, será aplicada a prova de um novo concurso para médicos clínicos e especialistas. Porém, reconhece que enfrenta algumas dificuldades em função das características do serviço público. Assim que a contratação de um novo médico for finalizada, o quadro da UBS Ana Rech será recomposto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895