Dose de reforço leva bom número de idosos a postos de vacinação em Porto Alegre

Dose de reforço leva bom número de idosos a postos de vacinação em Porto Alegre

Público que recebeu a segunda injeção há seis meses está apto a se vacinar novamente

Christian Bueller

Dose de reforço leva bom número de idosos a postos de vacinação em Porto Alegre

publicidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, no Centro Histórico, recebeu neste domingo um bom número de idosos para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Eles estão no mesmo grupo de profissionais de saúde vacinados com a segunda dose há seis meses e dos imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante. Houve aplicação de primeira, segunda e terceira doses no local.

Apontando para uma muleta que a auxiliava para se locomover, a aposentada Giovanna Cerqueira, 69 anos, chegou sozinha à escola. “‘Ela’ me ajuda. Não podia deixar de vir, só preferi fugir da correria do meio de semana”, contou, sorridente. Já Ana dos Santos, 64 anos, recebeu a aplicação ao lado da neta, Flávia, de 16 anos. “É uma felicidade poder me imunizar completamente”, comemorou a avó. A estudante exibia sua primeira aplicação registrada na sua carteira de vacinação. “Vou levar para onde eu for”, garante a jovem.

Pessoas com mais de 12 anos já podem ser vacinadas pela primeira vez em prevenção ao coronavírus em Poto Alegre, assim como quem precisa receber a segunda dose, desde que tenha recebido primeira há oito semanas (Pfizer), dez semanas (Oxford/AstraZeneca) ou 28 dias (Coronavac).

Veja Também

No sábado, também houve vacinação contra a Covid-19 em cinco locais de imunização. A SMS aplicou 3.943 doses. Foram 269 vacinas de primeira dose, 1.680 de segunda dose e 1.994 doses de reforço. O Shopping João Pessoa foi o ponto de maior movimento, com 1.714 doses. As unidades de saúde Tristeza e São Carlos somaram 973 e 465 doses, respectivamente. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, no bairro Rubem Berta, foram 442 doses aplicadas. Já na ação especial de vacinação junto ao Feirão de Empregos do Sine, realizado na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, foram 349 doses.

O secretário da SMS, Mauro Sparta, destacou o avanço da campanha de imunização. “Estamos com mais de 98% da população com a primeira dose, mais de 77% com a segunda, mas não podemos parar. Queremos vacinar a todos. Estão caindo as internações hospitalares, isso mostra que a vacina é efetiva e que a população está correspondendo aos protocolos sanitários”, ressaltou.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895