Drive-thru arrecada doações para entidades que acolhem pessoas com deficiência em Porto Alegre

Drive-thru arrecada doações para entidades que acolhem pessoas com deficiência em Porto Alegre

Alimentos e itens de higiene recolhidos nesta quinta-feira serão destinados à Casa do Menino Jesus de Praga, o Lar do Cego Idoso e o Educandário São João Batista

Cláudio Isaías

Alimentos e itens de higiene recolhidos nesta quinta-feira serão destinados à Casa do Menino Jesus de Praga, o Lar do Cego Idoso e o Educandário São João Batista

publicidade

Três entidades que atendem pessoas com deficiência em Porto Alegre, a Casa do Menino Jesus de Praga, o Lar do Cego Idoso e o Educandário São João Batista, receberão as doações arrecadadas nesta quinta-feira no "Drive Thru Trajeto Solidário". A iniciativa da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) é realizada na Praça da Matriz, no Centro Histórico da Capital.

Segundo o servidor João Carlos Müller, da Faders, os itens mais requisitados pelas entidades são café, leite, azeite, adoçante, desodorante aerossol sem cheiro, máscaras descartáveis, avental cirúrgico e luvas descartáveis tamanho M. Os servidores também estão arrecadando tampinhas de plástico para serem revertidas em recursos financeiros para as três instituições. De acordo com ele, a atividade faz parte da 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

As pessoas que doaram alimentos e kits de higiene e limpeza receberam uma muda de planta e um sacolinha de lixo para colocar nos veículos. 

O drive-thru solidário será realizado até as 16h com acesso pela rua Duque de Caxias. O Trajeto Solidário deveria ter sido realizado no dia 26 de agosto, mas em função da chuva que atingiu Porto Alegre naquele dia foi cancelado. A atividade é uma realização da Faders Acessibilidade e Inclusão em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede) e com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. 

23,8% dos brasileiros se declaram com algum tipo de deficiência

A Organização das Nações Unidas (ONU) define como pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), 23,8% da população se declara com algum tipo de deficiência, o que representa no Rio Grande do Sul em torno de 2.549.691 pessoas, porém nem todas necessitam utilizar os serviços de reabilitação que compõem à Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), independente do diagnóstico, os números indicam uma quantidade significativa de pessoas com deficiência no Estado, o que justifica uma atenção especial em saúde. A organização da atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência está amparada na portaria do Ministério da Saúde 793 de abril de 2012, que estabelece a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado, com serviços de reabilitação de modalidade única nas áreas auditiva, física, visual e intelectual e Centros Especializados em reabilitação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895