Em noite com poucas nuvens, superlua ilumina céu de Porto Alegre

Em noite com poucas nuvens, superlua ilumina céu de Porto Alegre

Em posição próxima à Terra, satélite natural pode ser observado na Capital na noite desta terça-feira

Eduardo Amaral

De acordo com astrônomos, lua esteve a 356,7 mil quilômetros de distância da Terra nesta terça

publicidade

Os porto alegrenses tiveram a oportunidade de presenciar um fenômeno lunar na noite desta terça-feira. A lua apareceu no céu da cidade maior e mais brilhante, o que é chamado pelos astrônomos de superlua. Esta característica é percebida quando o satélite natural atinge o seu perigeu, como é chamado o ponto em que ela está mais próxima da Terra. A lua maior e mais brilhante pode ser vista a partir das 19h30min em alguns pontos da cidade.

Esta foi a terceira vez que o fenômeno ocorreu em 2019, a ocorrência anterior foi no dia 20 de janeiro. O destaque é que esta foi a vez em que a lua pareceu maior e mais brilhante, isso devido a proximidade do objeto com a terra.

De acordo com astrônomos, o satélite esteve a 356,7 mil quilômetros de distância da Terra. Com isso, o tamanho e a distância dela pareceram 10% maior do que em uma lua cheia normal. No ponto de maior distância, a lua fica a uma distância de 405,7 mil quilômetros.

Mesmo com a proximidade registrada nesta terça, esta não foi a menor distância registrada entre o planeta e seu satélite. Em março de 2011 a lua esteve a 203 mil quilômetros do nosso planeta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895