Em nota, ministério afirma que curto-circuito provocou blecaute

Em nota, ministério afirma que curto-circuito provocou blecaute

Consumidores têm até 90 dias para cobrar ressarcimento das suas concessionárias

Agência Brasil

publicidade

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta sexta-feira nota de esclarecimento afirmando que um curto-circuito foi o motivo do blecaute ocorrido na noite da última terça-feira, em 18 estados. De acordo com o ministério, o incidente derrubou três linhas de alta tensão, o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.

Na nota, o MME voltou a ressaltar que no momento do blecaute a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas. O ministério também reafirmou que os consumidores que tiveram aparelhos queimados pela queda de energia têm até 90 dias para cobrar o ressarcimento das suas concessionárias.

Segundo informações do ministério, um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que “aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica”. Está prevista para esta terça-feira a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895