Em um mês, 200 mil pessoas visitaram a nova orla do Guaíba

Em um mês, 200 mil pessoas visitaram a nova orla do Guaíba

Inaugurado em 29 de junho, espaço virou atração em Porto Alegre

Correio do Povo

50 mil pessoas circulam na orla nos finais de semana

publicidade

Em um mês, a nova orla do Guaíba foi visitada por 200 mil pessoas. O levantamento da prefeitura de Porto Alegre mostra ainda que, por final de semana, o local recebeu cerca 50 mil visitantes. Desde que foi inaugurada, em 29 de junho, a orla tem sido opção para os porto-alegrenses, que têm aproveitado as tardes de sábado e domingo às margens do Guaíba.

“A orla já era um cartão-postal da cidade e agora está muito mais bonita. Tanto de dia quanto à noite, há muito movimento de pessoas, o que é super legal”, destaca o estudante universitário Andrey da Rocha, de 24 anos. No entanto, ele faz a ressalva de que parte da população ainda não está zelando pelo espaço. “Talvez neste início, com muita gente frequentando, a população esteja meio perdida, espalhando lixo, não respeitando o espaço do outro, mas com o tempo, vá se adaptando”.

A prefeitura firmou parceira com a empresa Uber, que irá adotar o parque urbano da orla, desenvolvendo serviços de limpeza geral, corte de grama, zeladoria e limpeza dos sanitários e vestiários e também manutenção dos pisos e vigilância.

• Prefeitura lança regras para uso da Orla Moacyr Scliar

Trânsito

No primeiro final de semana de inauguração, o entorno da orla registrou congestionamento de até uma hora. Para evitar os transtornos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) criou uma área para embarque e desembarque de veículos particulares, táxis e transporte por aplicativos, na avenida Loureiro da Silva, altura do número 255 (próximo à Câmara de Vereadores).

Para estacionar, além dos estacionamentos privados, os condutores devem ficar atentos à sinalização viária. É proibido estacionar sobre calçadas, portas de garagens, canteiro central e também sobre a ciclovia, além dos espaços destinados às paradas de ônibus. A íntegra das recomendações pode ser conferida aqui.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) intensificou o trabalho na região. Cerca de 50 guardas municipais trabalham em esquema de escala aos sábados e domingos, com guarnições e efetivo a pé.

• Segurança na Orla do Guaíba deve ser ampliada com mais 26 câmeras


Mirante

O mirante Olhos Atentos chegou a ser interditado no dia 14 de julho devido ao elevado número de pessoas que estavam utilizando. Por isso, a prefeitura está controlando o acesso no local, que é limitado a 20 pessoas por vez. Placas informando esta determinação já se encontram ao lado do monumento.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895