Empresa de infraestrutura digital inaugura segundo data center em Porto Alegre

Empresa de infraestrutura digital inaugura segundo data center em Porto Alegre

Com a nova unidade, ecossistema de edge data centers da Elea Digital tem sete pontos no Brasil

Correio do Povo

O presidente da Elea Digital, Alessandro Lombardi, na inauguração da segunda sede em Porto Alegre

publicidade

Digitalização e conectividade. Esse foi o objetivo da Elea Digital ao  inaugurar a segunda unidade de data center ( instalação física que as empresas usam para hospedar aplicativos e dados essenciais com base em uma rede de recursos de computação e armazenamento) em Porto Alegre. A inauguração reuniu líderes empresariais e autoridades políticas no Instituto Caldeira, no bairro Navegantes, zona Norte de Porto Alegre, na quinta-feira à noite. O empreendimento foi apresentado  pelo presidente da Elea,Alessandro Lombardi, ao  lado de executivos da IBM, Vertiv Latam e Adentro Cloud. A empresa é brasileira, foi fundada em 2018, mas está há três anos em Porto Alegre. A primeira sede no Estado está no bairro Bela Vista e a mais recente no Centro de da Capital, na rua Voluntários da Pátria.

Com a mais nova unidade, a Elea Digital terá sete empresas no Brasil, distribuídas em Porto Alegre (2), São Paulo (1), Curitiba (1), Rio de Janeiro (1) e Brasília (2). O presidente da Elea,Alessandro Lombardi, disse que a primeira sede de Porto Alegre já atende 35 clientes, opera com a potência energética de  2 megawatts e que a demanda segue crescente, um dos motivos que incentivou mais um ponto no Estado. Lombardi entende  que o país precisa de uma infraestrutura digital eficiente para que não se repitam os erros de infraestrutura tradicional, presentes em aeroportos, portos e rodovias do do Brasil. “É uma inovação para encurtar distâncias”, assinalou.

Foto: Fabiano do Amaral

Além disso, durante a sua fala, Lombardi afirmou que o Brasil investe muito, mas que não tem o retorno proporcional ao esforço empenhado. “Há equívocos  de investimento de  infraestrutura do Brasil e que não podem ser totalmente associados à corrupção”, realçou.  Por isso, destacou que  uma das finalidades é  reproduzir modelos que funcionaram  na Europa e nos Estados Unidos no Brasil, já que avalia como similares.

O prefeito Sebastião Melo exaltou no evento que a conectividade e a inovação “é um caminho sem volta” e agradeceu que Porto Alegre seja contemplada com dois empreendimentos voltados para a conectividade das empresas.

Sobre a Elea Digital

Foi criada em 2018 pelo grupo financeiro Piemonte Holding com a missão ampliar os horizontes das conexões e do armazenamento de dados. Em 2020, comprou cinco data centers da Oi no âmbito de um dos maiores processos de recuperação judicial da história brasileira. Esses cinco data centers estão localizados em Porto Alegre (POA1), Curitiba (CTA1), São Paulo (SPO1) e Brasília, este último, com duas unidades (BSB1 e BSB2).

Para os próximos anos, nossa meta é manter o mesmo volume de investimento, apostando no aumento da demanda por conectividade com o objetivo de fortalecer, potencializar e impulsionar a transformação da infraestrutura digital do país.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895