Encerrada cheia do Guaíba, comportas são reabertas em Porto Alegre

Encerrada cheia do Guaíba, comportas são reabertas em Porto Alegre

Lago chegou ao pico de 2,94 metros, mas deixou nível de alerta após 18 dias

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Período de cheia do Guaíba é considerado encerrado e comportas da Mauá são reabertas

publicidade

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) reabriu, na manhã desta quarta-feira, as duas comportas móveis que seguiam fechadas à beira do Cais Mauá, nas avenidas São Pedro e Cairu, na zona Norte de Porto Alegre. O período de enchente foi considerado encerrado após 18 dias. O Guaíba saiu do nível de alerta às 2h, quando o nível baixou de 2,1 metros de altura. Outras duas comportas já haviam sido reabertas no final de semana, na parte central do Cais Mauá e junto ao shopping DC Navegantes.

Dez portões de ferro são fixos e permanecem fechados durante o ano, sendo abertos conforme a necessidade. Um deles é operado constantemente para o acesso ao catamarã. O diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, considera a situação normalizada e acredita que em breve as atividades voltarão ao normal no porto da Capital e no trânsito de veículos e pedestres na região. “Essas dez comportas são fixas e permanecem fechadas, fazem parte do nossos sistema de proteção. As demais vamos reabrir”, explicou.

A situação já é considerada segura, inclusive, para que a Feira do Livro ocupe o Cais Mauá com estandes. Devido à proximidade da abertura da feira, no entanto, a assessoria do evento não prevê a ocupação do espaço. Quase toda a estrutura de toldos da feira já foi montada na Praça da Alfândega e na avenida Sepúlveda, para a abertura na próxima sexta-feira.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895