Entidade aponta leve recuperação no serviço de lotações em Porto Alegre

Entidade aponta leve recuperação no serviço de lotações em Porto Alegre

Atualmente, 200 de 370 veículos estão operando na cidade

Cláudio Isaías

Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL) afirmou que volta dos passageiros ao serviço se deu por conta da reabertura do comércio na Capital

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Depois de seis meses de uma crise financeira causada pela pandemia da Covid-19, o serviço de lotações em Porto Alegre começa a ter uma pequena recuperação, segundo avaliação do gerente executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Rogério Lago. O que contribuiu para a melhora, segundo ele, foram as flexibilizações anunciadas pela prefeitura, como é o caso da abertura do comércio de rua e dos shoppings.

"A volta do funcionamento do comércio, principalmente aos sábados, foi fundamental para melhorar a presença de passageiros nos veículos", destacou. Hoje, estão em operação na Capital um total de 200 lotações de uma frota composta por 370 veículos. No auge da pandemia, entre os meses de março a junho, circularam na cidade entre 70 e 80 carros.

No terminal da avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, os motoristas das linhas Glória, Jardim Vila Nova, Menino Deus e Otto/Teresópolis começaram a perceber um pequeno aumento na presença de passageiros. Motorista há mais de 20 anos da linha Partenon/Lomba do Pinheiro, Vilmar Soares disse que os usuários têm optado pelos lotações muito em função de que algumas linhas de ônibus demoram para passar nos bairros. "Eles informaram que nos últimos meses tem permanecido um bom tempo nas paradas e que muitas vezes os ônibus passam lotados", destacou.

Além da pandemia, os lotações de Porto Alegre amargavam a falta de passageiros em razão da chegada dos aplicativos. Segundo Lago, por conta da pandemia os permissionários estão vivendo uma crise nunca vista antes. Um outro motorista da linha Glória, que pediu para não se identificar, disse que o lotação que conseguir hoje levar 15 passageiros deve comemorar muito. "No auge da crise do coronavírus, circulei com apenas quatro passageiros em um veículo com capacidade para 21 pessoas. Foi muito complicado esse período entre os meses de março a junho/julho", acrescentou. Antes da crise, cada veículo transportava uma média de 150 pessoas por dia. 

Porto Alegre conta com 370 veículos que atendem 95% dos bairros da Capital - em 31 linhas e 38 automóveis na categoria especial nas linhas Restinga e Belém Novo. Cada micro-ônibus transporta 21 passageiros sentados e 25 nas linhas especiais e são equipados com ar condicionado e bancos reclináveis. Um total de 16% dos veículos já opera com o motor Euro V, que diminui a emissão de gases poluentes. O valor da tarifa é de R$ 6,60.


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