Enxurrada alaga ruas e pode aumentar nível de barragens em Bagé

Enxurrada alaga ruas e pode aumentar nível de barragens em Bagé

Foram registrados 27 mm de volume d'água acumulado e previsão é de mais chuva

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

Uma enxurrada de pouco mais de uma hora foi suficiente para alagar as ruas centrais de Bagé, na Fronteira Oeste, e possivelmente aumentar os níveis das barragens que abastecem o município. De acordo com o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), foram registrados 27 mm até o início da noite, mas a chuva prossegue e a previsão é de que o acumulado aumente nas próximas horas.

Mesmo antes da enxurrada, o Daeb já havia anunciado a redução de 15 para 14 horas no racionamento de água à população, a partir desta terça-feira. A decisão foi tomada com base nos índices acumulados entre quinta-feira à noite e domingo pela manhã. Após medição realizada hoje, pelo Daeb, ficou definido que a zona Oeste da cidade ficará sem água das 13h às 3h e a zona Leste, das 3h às 17h, diariamente.

Na bacia de captação da Barragem Sanga Rasa, o principal reservatório da cidade, choveu 102 mm no período. Já na Barragem do Piraí, foram registrados 124 mm. A Barragem Emergencial está cheia. A Sanga Rasa passou de 10 m abaixo do nível para 7 m negativos. Já a Barragem do Piraí, que estava com 5,75 m, passou para 3,60 m negativos.

A chuva foi importante para aliviar os níveis críticos níveis dos reservatórios, principalmente da Sanga Rasa, mas não reverte a situação, segundo o diretor do Daeb, Antônio Kiwal Parera.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895