EPTC inicia implantação binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros
Projeto visa adaptar região ao sistema BRT, aumentar a segurança para pedestres e diminuir os conflitos no trânsito
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Além de ampliar a capacidade das vias e dos cruzamentos, o projeto da EPTC visa a aumentar a segurança das travessias de pedestres, reduzir os conflitos no trânsito e já preparar as vias para o sistema BRT.
“As avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros são vias de intenso fluxo, utilizadas como caminho para a área central ou zona Sul, e com essas medidas esperamos qualificar a circulação para pedestres, transporte público e veículos particulares”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que percorrem esse trecho somente durante os horários de pico sejam beneficiados. A região já vem recebendo ações de engenharia viária por parte da Prefeitura, como a implantação de estações de ônibus ao longo da Padre Cacique e a conclusão do viaduto Abdias Nascimento, na avenida Pinheiro Borda.
Como fica o trânsito
Um binário consiste em duas vias paralelas com sentido únicos e opostos. Com isso, o tráfego da Borges de Medeiros vai ter sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (Centro-Bairro). Na Praia de Belas, o fluxo se dá no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.
O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos seguros para travessia. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas para o sistema BRT.
A expectativa da EPTC é de que as obras para a implantação do binário iniciem em 15 dias e se encerrem até o fim do ano. Não estão previstos bloqueios totais durante esse trabalho.
Remoção e plantio de árvores
Para viabilizar as obras do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) autorizou a remoção de 74 árvores exóticas localizadas ao longo dos 4,3 quilômetros do traçado que será modificado, mas especialmente nas praças Estado de Santa Catarina e Rotary.
Também para realizar as modificações nas vias, a Smam recomendou o transplante de 14 jerivás (palmeiras típicas do Rio Grande do Sul). Eles estão sendo retirados com raiz e torrão de terra e estão sendo replantados junto ao Viaduto Dom Pedro II. No novo local, foram feitas covas para as árvores que serão escoradas até adquirirem firmeza no solo.
A secretária Ana Pellini, coordenadora do Escritório Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), explica que as remoções serão compensadas com o plantio de 220 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul, até meados de dezembro, nos bairros Praia de Belas e Menino Deus. O plantio, assim como os transplantes, serão monitorados tecnicamente por mais um ano pela empresa que está realizando as obras, a fim de garantir a sobrevivência.