EPTC permite passageiros em pé nos ônibus nesta sexta-feira

EPTC permite passageiros em pé nos ônibus nesta sexta-feira

A impossibilidade de conclusão de todas as tabelas horárias para atender a adequação da oferta foi o motivo alegado pela empresa

Cláudio Isaías

Ônibus de Porto Alegre foram autorizados a transportar passeiros em pé até o fim desta sexta-feira

publicidade

Mesmo com a adoção de medidas mais restritivas, em função da bandeira preta, a prefeitura de Porto Alegre permitiu somente na sexta-feira passageiros em pé nos ônibus. As novas determinações começariam a valer nesta sexta-feira, dia 26. No entanto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que diante da impossibilidade de conclusão de todas as tabelas horárias para atender a adequação da oferta autorizou, somente nessa sexta-feira, a ocupação além do número de assentos com mais 20 passageiros nos ônibus comuns e 30 nos articulados.

Nos terminais Triângulo, na zona Norte, e da Praça Parobé, no Centro Histórico, teve gente que elogiou a medida. A técnica em enfermagem Carina Ferreira, residente do bairro Santana, afirmou que a lotação nos ônibus estava insuportável. 

"A medida chegou em boa hora porque os veículos estavam circulando lotados", ressaltou.

Usuária da linha Antônio de Carvalho, a auxiliar administrativa Maria Fernanda Pereira, disse que espera que não ocorra mais a superlotação dos ônibus durante o período de pandemia. 

No Terminal Triângulo, na zona Norte, os ônibus que chegavam dos bairros já transportavam passageiros em pé na manhã desta sexta-feira. Motoristas das linhas T7 e T4, que não quiseram se identificar, informaram que nas primeiras horas da manhã pessoas foram deixadas nas paradas devido ao limite da capacidade ter sido atingido.

Nas paradas das avenidas Bento Gonçalves e João Pessoa, a situação estava tranquila na manhã de sexta-feira. Após anunciar que novas regras para o transporte público valeriam a partir de hoje, a prefeitura de Porto Alegre adiou a implementação das normas para o sábado, dia 27 de fevereiro. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município na noite de quinta-feira.

A EPTC afirma que vai reforçar a fiscalização. Além da fiscalização nos trechos de deslocamento, terá uma força-tarefa na chegada do Terminal Triângulo e no entroncamento da avenida Edgar Pires de Castro com a avenida Juca Batista. A partir de hoje, a ocupação será limitada ao número de passageiros sentados.

Para fins de distanciamento, o passageiro poderá optar por viajar em pé em vez de ocupar o assento ao lado de outra pessoa. Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) informou que a partir de sábado a ocupação será limitada ao número de passageiros sentados.  Para cumprir a norma, a entidade disse que fará a readequação de linhas conforme a demanda, principalmente nos horários de pico.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895