EPTC realiza simulações de acidentes de trânsito este sábado em Porto Alegre

EPTC realiza simulações de acidentes de trânsito este sábado em Porto Alegre

Ação ocorre na Orla do Guaíba

Correio do Povo

Na simulação de capotamento, instrutores ensinam o que fazer durante e depois do acidente

publicidade

Os acidentes de trânsito aumentaram 21,95% em Porto Alegre de 2021 para 2022, entre janeiro e maio. Os números de 2022 apontam 24 vítimas fatais. A maior perda está entre os motociclistas, com 11 mortes. Além deles, sete pedestres morreram após atropelamentos, quatro condutores de automóveis, um ocupante e um ciclista. São registros que que colocam a prefeitura em alerta. 

Com o objetivo de conscientizar a população, a Orla do Guaíba recebe, neste sábado, a segunda edição do Circuito Urbano. O evento é executado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e  tem como objetivo proporcionar uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados em Porto Alegre.

Dentre as atividades disponíveis estão: inversões de papéis entre ciclistas e motoristas de ônibus, dinâmica com utilização de óculos de realidade virtual, simulação do efeito de álcool e outras substâncias que alteram reflexos, simulação de capotamento, simulação de resgate de vítimas de acidentes, simulação de limitações enfrentadas por idosos, entre outras.

Na simulação de capotamento, instrutores de uma empresa contratada pela EPTC explicarão como se portar durante o acidente e como sair do carro já invertido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participa com duas simulações de acidentes de trânsito, incluindo orientações para acionar a equipe de forma correta e dicas de como dirigir com segurança. A primeira simulação será de uma vítima presa nas ferragens do carro, realizada com o Corpo de Bombeiros. Já a segunda será de um atropelamento.

“Não são brinquedos. As simulações servem para que na vida real as pessoas evitem esse tipo de situação. A empatia é uma das principais atitudes que irá ajudar a reduzir a acidentalidade”, explica Paulo Ramires, diretor-presidente do órgão municipal. 

A ação será realizada no Trecho 1 da Orla, próximo à rótula do Gasômetro, das 11h às 17h. A participação nas simulações é gratuita.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895