Especialistas desenham cenários de possíveis futuros para daqui 50 anos
capa

Especialistas desenham cenários de possíveis futuros para daqui 50 anos

Para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua, o CP ouviu profissionais para tentar prever como vai estar o mundo daqui cinco décadas

Por
Carlos Corrêa

Sophia é um robô que tem a possibilidade de conversar de forma natural com uma inteligência artificial

publicidade

Em 20 de julho de 1969, o Homem deu o passo mais importante na história da humanidade. Quando Neil Armstrong caminhou em solo lunar, a linha entre presente e futuro tornou-se tênue como nunca antes. Uma vez que a tecnologia havia dado o primeiro passo em direção ao espaço, os limites ficaram mais próximos. Não faltaram previsões das mais variadas sobre o que aconteceria nos 50 anos seguintes.

Para celebrar a data histórica, o Correio do Povo fez dois movimentos, um em direção ao passado e outro ao futuro. Olhando para trás, buscou quais eram algumas das expectativas que reinavam na década de 60 sobre o que estava por vi e analisou o que de fato se concretizou e o que não passou de imaginação. Para frente, buscou a ajuda de especialistas sobre tecnologia, medicina, meio ambiente, política, cidades, alimentação e esportes para traçar um panorama do que pode ser o mundo em 2069. Se as previsões vão se mostrar corretas, é preciso esperar mais 50 anos.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.