Espelho d’água do Parque da Redenção passa por limpeza em Porto Alegre

Espelho d’água do Parque da Redenção passa por limpeza em Porto Alegre

Serviços de limpeza da estrutura começaram na última quarta-feira

Correio do Povo

O espelho d’água foi construído em 1939, no eixo central do parque

publicidade

Quem passou pelo espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção), nesta semana, percebeu que o nível de água estava muito abaixo do normal. Muitos frequentadores ocasionais estranharam, achando se tratar de um problema ocasionado pela falta de chuvas. “Logo pensei, ‘será efeito da estiagem que assola o nosso Estado?’”, questionou a aposentada Rosélia Fortes. Aos que convivem com o parque há mais tempo, repousava a tranquilidade: é apenas a manutenção de uma das atrações do local, no bairro Bom Fim.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), os serviços de limpeza do espelho d'água da Redenção começaram ainda na última quarta-feira, dia 9, com previsão de término ainda para esta sexta-feira. A manutenção ocorre trimestralmente e o processo de limpeza inicia com a remoção da água, depois as equipes removem o lodo e os resíduos do fundo do espelho e, por fim, é reabastecido o espelho d'água. Houve quem aproveitou o pouco volume da água para refrescar os pés ou, até mesmo levar os cães para passear no interior da estrutura.

Construído em 1939 no eixo central do parque, o espelho d’água tinha dimensões olímpicas para a época e chegou a sediar competições. Um acidente ocasionou sua desativação, em 1967. Em outubro do ano passado, durante o 28º Porto Alegre em Cena, o local recebeu a obra indígena “Entidades”, duas cobras coloridas de 7 metros de comprimento que homenageou e, ao mesmo tempo, fez um contraponto à história da Revolução Farroupilha, causando repercussão na Capital.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895