Espuma branca volta a aparecer no Arroio Dilúvio

Espuma branca volta a aparecer no Arroio Dilúvio

Secretaria de Meio Ambiente garante que ocorrência é comum em determinadas épocas do ano

Mauren Xavier

Espuma branca voltou a aparecer no leito do Arroio Dilúvio

publicidade

Quem passou pelas proximidades do Arroio Dilúvio, na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre, pode notar a presença de uma espuma branca. Ela pode ser vista em vários pontos do Arroio, como perto dos cruzamentos das ruas Coronel Lucas de Oliveira e Vicente da Fontoura com a Ipiranga. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, ocorre a emissão de espuma ao longo do Arroio Dilúvio em certas épocas do ano.

De acordo com a nota da secretaria, o Arroio é o maior receptor de resíduos líquidos oriundos das mais variadas atividades industriais, comerciais, serviços e também residenciais, o que torna muito difícil a caracterização do agente poluidor. E reforça que são realizadas ações sistemáticas para coibir este problema, quando é possível a identificação do infrator.

Espuma deixa branca parte do arroio do Dilúvio, na Capital

Entre as maneiras de coibir essa situação está a exigência do Licenciamento Ambiental, exigindo das empresas e atividades que apresentam potencial poluidor diversas medidas compensadoras. Assim, estipula parâmetros e normas que deverão ser atendidos para que a empresa funcione. Também é fundamental a conscientização da população em utilizar produtos biodegradáveis e que causem impactos mínimos ao nosso ambiente.

Denúncias podem ser protocoladas na Prefeitura pelo telefone 156 - Fala PoA. A partir delas, técnicos da Smams realizam vistoria nos locais denunciados e, uma vez constatado o problema, são tomadas as medidas previstas na legislação vigente.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895