"Essa variante não está se mostrando tão agressiva", avalia secretário de Saúde de Porto Alegre

"Essa variante não está se mostrando tão agressiva", avalia secretário de Saúde de Porto Alegre

De acordo com Mauro Sparta, variante Delta se confirma mais transmissível, mas aparenta menos "virulenta" que a Gama

Felipe Samuel

Por conta do surto de Covid, seguem suspensas as visitas, por tempo indeterminado, no Hospital Conceição

publicidade

Mesmo com sete mortes registradas no Hospital Nossa Senhora da Conceição por conta do surto de Covid-19, que teve início em 4 de agosto na instituição, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, avalia que a variante Delta do vírus não é 'tão agressiva'. Segundo Sparta, os pacientes que adquiriram o vírus estavam internados por outras doenças e, por apresentarem comorbidades, acabaram morrendo. "Essa variante não está se mostrando tão virulenta, tão agressiva. A transmissão está sendo muito alta, passa rapidamente, mas a agressividade dela não é tão grande quanto a P1. Talvez porque a maioria das pessoas já tenha sido vacinada. Nos hospitais, os funcionários que adquiriram a doença, de maneira geral, de maneira mais branda, mais fraca, tanto que muitos foram para casa e ficaram isolados", assinala. Ele destaca a importância de a população seguir com os protocolos sanitários. 

Apesar de admitir que a SMS está monitorando o avanço do surto, Sparta destaca que não há 'aumento significativo' da ocupação de leitos clínicos ou dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). "Estamos todos em alerta, tomando todas as precauções possíveis e preocupados também", frisa. A SMS reforçou as orientações às instituições afetadas por surtos para os cuidados no ambiente hospitalar e recomendou intensificar as medidas preventivas relacionadas à desinfecção.

Vigilância em Saúde municipal avalia 'rebote com aumento de casos' suspeitos da variante Delta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta sexta-feira que está monitorando os casos envolvendo surtos nos hospitais da Capital - Clínicas, Conceição e Vila Nova - diariamente e prestando o apoio necessário às instituições afetadas. Com a suspeita de casos da variante Delta entre os envolvidos nos surtos em serviços de saúde, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) reforça a necessidade de acompanhamento dos dados para avaliação do possível impacto da variante no aumento do número de casos positivos e, consequentemente, de surtos na cidade.

"Ligamos a luz amarela para avaliar um possível rebote com aumento de casos nos próximos dias", afirma a diretora em exercício da DVS, Fernanda Fernandes. Por conta desse cenário, a SMS alerta a população para a manutenção das medidas de proteção e prevenção da infecção contra o novo coronavírus, com uso de máscara e higiene de mãos. "Todas as vacinas oferecidas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose”, frisa Fernanda.

Clínicas realiza nova testagem entre profissionais de saúde 

Sem aumento no número de infectados em decorrência de surto na área administrativa, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informou nestas sexta que os casos confirmados para a doença permanecem em oito, sendo que o último resultado positivo foi registrado na terça-feira. Conforme o hospital, desde então foi realizada testagem no Serviço de Medicina Ocupacional em mais 17 trabalhadores da área, dos quais 11 já tiveram resultado negativo e três estão aguardando resultados de coleta realizada na quinta-feira - além de outros três coletados nesta sexta.

No total, 25 trabalhadores da área foram investigados. No restante do hospital, há 9 casos confirmados, pontualmente, em diferentes locais. De acordo com a assessoria do hospital, esse número encontra-se dentro do perfil identificado em períodos anteriores da pandemia pelo Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Todos os trabalhadores com infecção confirmada continuam com quadros leves e seguem em acompanhamento pela equipe médica. A instituição mantém restrições a visitas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895