Estado lança projeto para atender população em situação de rua em cinco cidades

Estado lança projeto para atender população em situação de rua em cinco cidades

Cinco projetos sociais serão contemplados com recursos emergenciais durante três meses

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Foram contemplados projetos em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul

publicidade

O governo estadual lançou, hoje, uma proposta de acolhimento à população em situação de rua. Organizações sociais foram selecionadas em cinco municípios gaúchos pelo projeto Pop Rua, que vai durar inicialmente três meses, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A perspectiva, porém, é de que a ação possa se tornar permanente, disse o governador Eduardo Leite, ou pelo menos ter duração durante todo o ano de 2021. “Além de corresponder o suporte material, é fundamental dar suporte emocional e informações sobre os direitos dessas pessoas em vulnerabilidade social”, ressaltou.

Foram contemplados projetos em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul.

A representante da Associação Mão Amiga, Reni Bortolan, ressalta que o projeto acolhe adolescentes, jovens e moradores em situação de rua em Caxias do Sul. “É a primeira vez que temos uma parceria com o governo do Estado. Temos desenvolvido um trabalho minucioso de acolhimento. Agradecemos ao governo e a todos os colaboradores”, disse.

A iniciativa é resultado de parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais a empresas por meio da renúncia de ICMS, autorizado pelo Executivo estadual. No valor de R$ 1,7 milhão, o recurso é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip).

Conforme informações do Cadúnico, há 7.546 pessoas em situação de rua no Rio Grande do Sul.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895