Estrutura da Unimed para atendimento Covid-19 começa a funcionar na sede da Amrigs

Estrutura da Unimed para atendimento Covid-19 começa a funcionar na sede da Amrigs

Movimentação de clientes da cooperativa e de particulares foi intensa na manhã desta terça-feira

Cláudio Isaías

Movimento foi intenso na estrutura montada pela Unimed para atendimento Covid-19, na sede da Amrigs, em Porto Alegre

publicidade

A movimentação de clientes Unimed e particulares foi intensa na manhã desta terça-feira na estrutura montada para atendimento Covid-19, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. A gerente executiva de Serviços Próprios da Unimed, Cristiane Gonçalves, informou que o local atende clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e que precisam realizar testagem, buscando contribuir para desafogar as emergências dos principais hospitais da capital gaúcha.

A unidade atende clientes da Unimed, de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h. A estrutura temporária tem a proposta de apoiar os hospitais em função da superlotação pelo coronavírus. No local, são disponibilizados atendimento médico adulto para pacientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Quem busca exclusivamente atendimento pediátrico deve recorrer à unidade da cooperativa no Shopping Total.

O presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira, disse que a estrutura é robusta e emergencial para atender clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19. "Queremos dar o melhor direcionamento aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais de Porto Alegre. A nova instalação integra as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”, acrescentou.

“É preciso que todos entendam que estamos vivendo o momento mais crítico desde o início da pandemia, com praticamente a ocupação máxima dos leitos disponíveis na cidade para terapia intensiva. Cerca de 30% dos clientes da operadora internados têm menos de 50 anos. Isso mostra que a doença não se agrava apenas em idosos. Reforçamos a necessidade de se manter o distanciamento social, usar máscara de forma adequada e seguir todos os demais protocolos de prevenção”, ressaltou o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Marcelo Hartmann.

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, afirmou que a parceria com a Unimed representa uma importante medida para aliviar os hospitais e postos de atendimento que estão saturados diante do agravamento da pandemia.

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24 horas, sete dias por semana.

O laboratório da Unimed Porto Alegre foi o primeiro laboratório privado liberado pelo Lacen para processamento de PCR Covid no Rio Grande do Sul, ainda em março do ano passado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895