Estrutura para atrações da Semana Farroupilha começa a ser montada no Parque Harmonia

Estrutura para atrações da Semana Farroupilha começa a ser montada no Parque Harmonia

Espaço de 700 metros quadrados vai abrigar um estúdio de onde será transmitida a programação pela internet

Felipe Samuel

Espaço de 700 metros quadrados vai abrigar um estúdio de onde será transmitida a programação pela internet

publicidade

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações da Semana Farroupilha vão ser transmitidas de um estúdio que está sendo montado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. De 13 a 20 de setembro, estão programadas diversas atrações para o Galpão Virtual – Universo Gaúcho de Porto Alegre. Para garantir os festejos do mais tradicional evento do Estado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha iniciaram a construção das estruturas para as atividades artísticas e culturais que vão ocorrer no local.

Com 700 metros quadrados, o local vai abrigar estúdio e áreas administrativa e de apoio. O vice-presidente de administração e finanças do MTG, César Oliveira explicou que o formato inédito da Semana Farroupilha vai contar programação durante oito dias. Oliveira - que também é adido cultural do RS - disse que serão 28 shows e mais 32 oficinas. Cutelaria, artes plásticas, esculturas e gastronomia são algumas das atividades previstas que poderão ser acompanhadas pelo público pela página do MTG no Facebook e do MTG e da Fundação Cultural Gaúcha no YouTube.

Foto: Alina Souza

O tradicionalista afirma que a programação vai das 17h às 22h, exceto domingo, quando inicia ao meio-dia. "Vai ter muita interatividade, com cinco horas de programação ininterrupta e dois apresentadores no palco central, onde várias atividades vão estar acontecendo simultaneamente", destaca. Este ano, em função da pandemia da Covid-19, o evento não terá público presente. O local onde está sendo instalada a estrutura vai contar com segurança reforçada e gradis no entorno. "Montamos um estúdio gigante, cinematográfico. E o Parque da Harmonia foi escolhido pelo simbolismo", assinalou.

Segundo Oliveira, o novo formato dos festejos é uma alternativa para divulgar os valores e a tradição do povo gaúcho, além de potencializar o turismo e levar lazer e entretenimento à população. Durante a programação, para valorizar a riqueza cultural e econômica do RS, serão exibidas imagens de várias regiões, como Aparados da Serra e Missões. "Se antes todos vinham ao parque, agora o parque vai à casa das pessoas", compara.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895