Estudantes de medicina realizam trote solidário com doação de sangue

Estudantes de medicina realizam trote solidário com doação de sangue

Atividade que vai até o sábado ocorre em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo

Henrique Massaro

Ato com doação de sangue ocorrerá até o sábado

publicidade

Estudantes de Medicina de Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo estão mobilizados nesta sexta-feira e no sábado para a doação de sangue. Trata-se da 16ª edição do Trote Solidário, que reúne, principalmente, alunos do primeiro e segundo semestres do curso. A atividade é realizada há 10 anos pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e, na Capital, reúne Universidade Federal (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) e Universidade Federal das Ciências da Saúde (Ufcspa).



“É uma ação que já tem um histórico bem consolidado. O estudante entra já tendo conhecimento e querendo participar”, explicou o diretor do Simers Núcleo Acadêmico, Henrique Rojas.

De acordo com ele, a inciativa surgiu na tentativa de tirar a violência que geralmente era atrelada aos trotes universitários e, com isso, ainda fazer o bem ao próximo. Ainda segundo Rojas, apesar de a atividade ser destinada mais aos calouros, estudantes dos anos finais de Medicina também participam. “Toda a faculdade se mobiliza em prol disso”, afirmou Rojas.

Além de ter parceria com o banco de sangue, a ação do Simers tem vínculo com o Bando de Sangue do Rio Grande do Sul. Por isso, ao longo do sábado, diversos estudantes estarão em supermercados da Capital incentivando doações.

Somente no ano passado, foram arrecadadas mais de 35 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações de sangue, por sua vez, totalizaram 730, que beneficiaram aproximadamente três mil pessoas, já que cada bolsa pode auxiliar até quatro indivíduos.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895