Estudantes realizam mobilização para incentivar voto aos 16 anos

Estudantes realizam mobilização para incentivar voto aos 16 anos

Alunos de escolas públicas de Porto Alegre confeccionaram título eleitoral

Luciamem Winck / Correio do Povo

Ato aconteceu na avenida Padre Cacique

publicidade

Cerca de 600 estudantes de nove escolas públicas de Porto Alegre se mobilizaram na manhã desta terça-feira para promover o voto aos 16 anos. Durante o ato, todos confeccionaram o Título Eleitoral no Cartório da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na avenida Padre Cacique, no bairro Praia de Belas, na zona Sul.

De acordo com o vice-presidente Sul da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e secretário-geral da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), Pedro Igor Chaves, a campanha busca conscientizar os jovens sobre a importância de participar das eleições. Ele considera que, com isso, eles possam aprender mais sobre a democracia.

A manifestação, que também teve adesão da União Estadual dos Estudantes (UEE/RS), começou às 9h30min e acabou tumultuando o trânsito na região. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) necessitou desviar o tráfego no sentido bairro-Centro para a rua Barão do Cerro Largo.

Após confeccionarem os títulos, os estudantes seguiram em passeata até o Parque Marinha do Brasil, onde realizaram um ato público em defesa do voto aos 16 anos.

O ato integrou o calendário de mobilizações do Movimento Educação e Trabalho, por meio da campanha “Vote aos 16 anos!”. O objetivo é incentivar os jovens a exercerem seu direito à cidadania, mesmo não tendo a idade em que o voto é obrigatório.

O público-alvo são jovens com idades entre 16 e 17 anos que ainda não possuam o título eleitoral. Os jovens tem até o dia 9 de maio para procurarem o Cartório Eleitoral mais próximo portados RG, CPF e comprovante de residência. A campanha esse ano conta com o apoio do movimento Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido.

“Pretendemos atingir uma grande parcela da juventude. Entendemos a importância de o jovem contribuir na construção de uma cidade, estado e país melhores, exercendo seu direito à cidadania desde cedo. Só assim poderemos construir uma sociedade mais igual", disse Chaves.

Neste ano, a mobilização foi difundida aproveitando o mote da campanha “Se Liga 16!”, lançada nacionalmente pela UBES.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895