Estudo da UNE aponta que 90% dos estabelecimentos descumprem lei da meia entrada
capa

Estudo da UNE aponta que 90% dos estabelecimentos descumprem lei da meia entrada

Maioria das ilegalidades ocorre na rede de cinemas

Por
Lucas Rivas / Rádio Guaíba

publicidade

Durante o lançamento da campanha “Meia entrada, todos os dias! Agora é lei!” nesta terça-feira, o Procon Estadual revelou que aproximadamente 90% dos estabelecimentos gaúchos descumprem a Lei da Meia Entrada. A legislação garante descontos de 50% no valor dos ingressos a todos os estudantes vinculados aos órgãos estudantis, desde dezembro de 2014. O benefício vale para todos os dias, inclusive feriados e fins de semana. A maioria das irregularidades é apontada na rede de cinemas. Os problemas também são recorrentes em shows de grande porte.

A diretora do Procon RS salienta que o índice apurado leva em conta dados coletados pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Flávia do Canto Pereira lamenta o percentual. “É um número que assusta primeiramente, pois a lei já é de conhecimento do meio empresarial desde que entrou em vigor”, afirmou.

Flávia explica que a campanha de conscientização deve durar dois meses. Após esse período, multas serão aplicadas caso os estabelecimentos culturais sigam desrespeitando a lei. A diretora do Procon RS reforça ainda que as carteirinhas de estudantes validadas são as confeccionadas pela União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e a UNE, por exemplo. Carteiras utilizadas por alunos no transporte público não valem para assegurar o benefício.