EUA recua na abertura e mantém atenção com avanço da Covid-19 nas Américas

EUA recua na abertura e mantém atenção com avanço da Covid-19 nas Américas

País recordista em mortes e casos pretendia retomar normalidade de alguns serviços

AFP

Atividades tem sido adaptadas para manter isolamento

publicidade

Os contagiados pelo novo coronavírus alcançaram nesta segunda-feira os 13 milhões em todo o mundo, enquanto a pandemia obriga os Estados Unidos a recuar em sua reabertura e avança na América Latina e no Caribe, que se tornou a segunda região do planeta com mais mortos por Covid-19. Os Estados Unidos seguem na liderança dos balanços, com 135.582 mortos e 3,36 milhões de contágios.

O avanço implacável da doença na primeira economia do mundo levou nesta segunda ao fechamento de salões de restaurantes, bares e cinemas em toda a Califórnia, além de igrejas, academias de ginástica, shopping centers e salões de beleza nos 30 condados mais afetados do estado, inclusive Los Angeles.

O retrocesso se dá em meio a um intenso debate sobre as medidas restritivas, inclusive a reabertura de escolas, entre autoridades políticas e de diferentes jurisdições. As discussões e as pressões do governo Donald Trump para a retomada das atividades impediram uma resposta coerente diante do avanço do vírus, que bateu um recorde de contágios diários em vários estados nos últimos dias.

Autoridades de Houston, a maior cidade do Texas, por exemplo, pediram um novo confinamento depois da detecção de 1.600 novos casos em 24 horas. Mas o governador do estado, o republicano Greg Abbott não cedeu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895