Evento do cooperativismo oferece serviços e oficinas na Redenção

Evento do cooperativismo oferece serviços e oficinas na Redenção

Corte de cabelo, brechó solidário e massagem relaxante estão entre as atrações

Henrique Massaro

Evento ocorre neste sábado, das 9 às 17h

publicidade

Com uma ampla estrutura montada junto ao espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção), trabalhadores ligados às cooperativas de Porto Alegre comemoram mais um Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. O evento, que reúne diversos serviços ao público que passa pelo local, é realizado neste sábado e também ocorre em outras 103 cidades gaúchas. Ao todo, são realizadas 125 iniciativas com 5.057 voluntários e mais de 100 mil pessoas beneficiadas.



Para o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS), Vergílio Frederico Perius, o dia, que marcou a quarta comemoração da data no Rio Grande do Sul, é uma boa forma de mostrar à sociedade a importância de se organizar em cooperativas. “É uma forma de viver melhor, trabalhar melhor, distribuir melhor a riqueza, participar mais, ter direito à voz de voto no processo de reorganização econômica e social”, disse. Ressaltou também que, em todo o Estado, há mais de três milhões de associados em cooperativas e que se mobilizaram no dia de ontem também por já estarem acostumados a trabalhar em conjunto.

Das 9h às 17h, quem passar pelas imediações do espelho d’água da Redenção pode conferir atrações como oficinas infantis, campanha de incentivo à doação de órgãos, brechó solidário, oficinas e trabalhos manuais, orientações sobre alimentação e educação financeira, corte de cabelo, medição de pressão arterial, glicose e massagem relaxante. Todas as atividades são promovidas pelas cooperativas envolvidas na realização do Dia C.

Em 2017, 1.563 cooperativas brasileiras desenvolveram 409 projetos contínuos em 1.081 municípios e que mobilizaram 120 mil voluntários. Somente no Rio Grande do Sul, um total de 262 cooperativas e 8.749 pessoas se voluntariaram para a realização de 230 iniciativas. Realizadas em 150 municípios gaúchos, as atividades conseguiram beneficiar mais de 240 mil pessoas. O Dia de Cooperar se caracteriza por um movimento nacional de iniciativas voluntárias, contínuas e com poder de transformação.

Realizadas pelas cooperativas em todo o Brasil, elas têm apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais. O intuito é levar o espírito do cooperativismo por um mundo com mais justiça e oportunidades iguais para todos. Com o lema “Atitudes Simples Movem o Mundo”, o Dia C também tem o objetivo de trazer a tona um engajamento social que já é parte das cooperativas: o de trabalhar em conjunto. A data costuma ocorrer no primeiro sábado de julho em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, mas, este ano, foi antecipada para 30 de junho em função da Copa do Mundo.

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895