Extinção do Fogo Simbólico encerra Semana da Pátria em Porto Alegre

Extinção do Fogo Simbólico encerra Semana da Pátria em Porto Alegre

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a organização optou por reduzir o número de participantes da solenidade

Felipe Samuel

Chama Crioula foi conduzida pelo grupamento de cavalarianos da 1ª RT e da Ordem dos Cavaleiros do RS (Orcave)

publicidade

Mesmo com a chuva que atingiu a Capital durante todo o feriado de 7 de Setembro, a Chama Crioula foi retirada nesta segunda-feira do Fogo Simbólico da Pátria, no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, e levada até a sede da 1ª Região Tradicionalista, na Zona Sul. Um dos maiores símbolos da cultura gaúcha - que marca o início dos Festejos Farroupilhas - a Chama Crioula foi conduzida pelo grupamento de cavalarianos da 1ª RT e da Ordem dos Cavaleiros do RS (Orcave). A solenidade simboliza o encerramento da Semana da Pátria 2020.

Ao contrário de outras edições, este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a organização optou por reduzir o número de participantes da solenidade e para o translado da Chama Crioula, que vai permanecer na sede da 1ª RT até dia 20 de setembro. Coordenador da 1ª RT, Edison da Silva Fagundes explica que o evento adotou protocolos sanitários para atender às exigências de órgãos da Saúde. "Em função da pandemia, reunimos oito cavalarianos, ou seja, um grupo restrito, até para não gerar aglomeração", observa.

Fagundes destaca que este ano, em função da Covid-19, as comemorações na Capital serão realizadas através de transmissões ao vivo direto do Parque da Harmonia, sem público, em uma estrutura que está sendo montada no local. A programação do “Galpão Universo Virtual”, criado em substituição ao Acampamento Farroupilha, terá início no dia 13 de setembro e marcará a abertura oficial da Semana Farroupilha. Estão previstos festival de chula e de declamação, shows tradicionalistas e apresentação de projetos culturais.
  
O tradicionalista afirma que foi preciso adaptar o evento por conta da pandemia. Conforme Fagundes, algumas atrações foram gravadas nas 11 regiões que compõem a 1RT. A programação será exibida na página da entidade no Facebook de 13 a 20 de setembro. "Lamentamos esse período, pois estaríamos em todo Estado reverenciando os feitos da Revolução Farroupilha, o legado que nos deixou, a riqueza, a culinária e a música", destaca. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895