Falta de ônibus e congestionamento marcam dia de greve geral no Vale do Sinos

Falta de ônibus e congestionamento marcam dia de greve geral no Vale do Sinos

Manifestantes bloquearam rodovias e atearam fogo em pneus no início da manhã desta sexta

Stephany Sander

Houve congestionamento na BR 116 na manhã desta sexta-feira

publicidade

O dia de greve geral está sendo marcado por congestionamentos e falta de transporte coletivo no Vale do Sinos. Já nas primeiras horas da manhã, a BR 116 ficou bloqueada no trecho de acesso a avenida Dom João Becker, em São Leopoldo, nos dois sentidos. Durante duas horas, foram registrados mais de 10 quilômetros de lentidão, entre Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul. Na ERS 239, em Taquara, também houve bloqueio próximo ao viduto da ERS 115. E na RSC 124, em Montenegro, manifestantes atearam fogo em pneus, interditando o trecho das 7h às 9h.

• Acompanhe mobilizações da greve geral em tempo real

Além disso, as linhas de transportes municipais foram suspensas em Novo Hamburgo. Bloqueios ocorreram em frente as garagem das empresas e os coletivos só começaram a circular no final da manhã. O mesmo aconteceu em São Leopoldo e Sapiranga, onde inclusive quatro ônibus, da empresa Klein, foram incendiados. A falta do serviço da Trensurb também afetou a vida dos trabalhadores. “Complicado tentar chegar em Canoas. Tive que pegar carona até o centro, pensando que aqui teria ônibus, já que as estações de trem estão fechadas, mas não deu certo. Vou pegar um táxi para conseguir chegar a tempo”, disse a vendedora Mirela Maus, de São Leopoldo.

Assim como ela, funcionários da área da saúde de Novo Hamburgo se atrasaram, o que ocasionou em uma demora na abertura de UBSs e USFs. Até as 10h, apenas casos de urgência eram atendidos na UPA Canudos, e no Hospital Municipal. Conforme a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), no final da manhã a situação mudou. Mesmo com as equipes incompletas, o atendimento médico nas unidades dos bairros foi iniciado, mas com eventuais demoras para consultas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895