Famílias da Vila Nazaré são transferidas para ampliação da pista do Aeroporto

Famílias da Vila Nazaré são transferidas para ampliação da pista do Aeroporto

Mais de 900 famílias já deixara suas casas para ocupar loteamentos nos bairros Rubem Berta e Sarandi

Christian Bueller

Mais de 900 famílias já deixara suas casas para ocupar loteamentos nos bairros Rubem Berta e Sarandi

publicidade

Os moradores da Vila Nazaré continuam chegando no Loteamento Irmãos Maristas, na zona Norte da Capital. Ao todo, 936 famílias que saíram da região próxima ao Aeroporto Internacional Salgado Filho irão se instalar no local. As primeiras 514 famílias começaram a mudança na última quarta-feira, em virtude da realização das obras de ampliação do aeroporto.

A prefeitura ofereceu dois empreendimentos: Irmãos Maristas, no Rubem Berta, e Senhor do Bom Fim, no Sarandi. Os dois terão unidades comerciais para aqueles que já possuíam estabelecimentos na Vila Nazaré. Um caminhão estacionou em frente a nova casa de Aldemiro Francisco Ávila da Silva, 66 anos. Na carroceria, tudo o que o aposentado acumulou nos 40 anos em que viveu na Vila Nazaré. Ele não conseguia tirar o sorriso do rosto. “Daqui só vou pro céu. Quero viver o resto da minha vida neste lugar”, contou.

O pedreiro Eron Souza, 58 anos, que chegou quarta-feira, ainda aguarda por soluções de saneamento básico para utilizar o banheiro de uma vez. Mas, estava contente e até colocou seu aparelho de som para tocar. “Vamos nos adaptando com o tempo. Já fiquei sem luz e sem água. Agora não falta nada”, garantiu. As famílias que chegam no loteamento receberam da Fraport um voucher de R$ 2 mil para auxiliar na compra de móveis e eletrodomésticos. A prefeitura cedeu o terreno, realizou obras de infraestrutura no local e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção das moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida com um total de 1.280 unidades, entre casas e apartamentos.

Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As casas, que são destinadas às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção possuem ainda um pátio externo nos fundos e sistema de geração de energia solar. A previsão é realizar dez mudanças por dia. No total, 1,3 mil famílias deixaram a Nazaré para dois loteamentos, o Irmãos Maristas e o Senhor do Bom Fim. Já foram concluídas as transferências de 364 famílias.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou, nesta sexta-feira, as moradias. “Estou muito feliz em ver a alegria das pessoas em morar num lugar com dignidade, segurança, um endereço, uma rua calçada, com pracinha para as crianças, academia ao ar livre, churrasqueiras e toda a infraestrutura adequada para viverem bem”, diz. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895