Famílias são retiradas de casa por causa de enchente em São Sebastião do Caí

Famílias são retiradas de casa por causa de enchente em São Sebastião do Caí

Rio Caí chegou a 10 metros acima do nível normal devido às fortes chuvas que atingem o Estado

Daiane Vivatti/Rádio Guaíba

Mais de 100 famílias são removidas devido à enchente em São Sebastião do Caí

publicidade

O cenário no município de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, é de ruas alagadas. A enchente atinge 960 famílias que moram nas proximidades do Rio Caí, principalmente nos bairros Navegantes, Vila Rica, Rio Branco e Várzea. Mais de 100 famílias precisaram sair de casa, 32 estão no Centro Integrado Navegantes, mantido pela prefeitura, e as demais buscaram alojamento em residências de parentes e amigos.

O rio chegou a 12,65 metros na manhã deste domingo, o que corresponde a 10 metros acima do normal. Conforme a Defesa Civil do município, o nível estabilizou antes do meio dia. No entanto, o coordenador Pedro Griebler disse que as famílias só devem começar a voltar para casa na metade da semana, devido à previsão de mais chuva.

“Segundo a Defesa Civil estadual, para terça e quarta-feira teremos 70mm de chuva em Nova Petrópolis e 80mm em Caxias do Sul, que vão desaguar no Rio Caí. Nossa esperança é que o rio consiga escoar bastante até lá para não ter uma enchente em cima da outra. Por isso, só vamos liberar essas famílias a partir de quarta-feira à tarde”, explicou. 

A prefeitura está fazendo um levantamento da situação para definir se vai decretar situação de emergência. Quem quiser auxiliar as famílias atingidas, pode doar materiais de limpeza, colchões, cobertores e travesseiros, além de alimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3635 2534 e as doações podem ser entregues na Rua Pinheiro Machado, 1110, no Centro Social do município.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895