Fasc vai até as ilhas de Porto Alegre para atualização de dados do Cadastro Único

Fasc vai até as ilhas de Porto Alegre para atualização de dados do Cadastro Único

Primeiro mutirão acontece na Ilha Grande dos Marinheiros

Correio do Povo

publicidade

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) da Prefeitura Municipal pretende atender com mutirões as famílias com dados desatualizados no Sistema do Cadastro Único que residem em todas as seis ilhas de Porto Alegre, que fazem parte do Parque Delta do Jacuí.

A primeira contemplada foi a Ilha Grande do Marinheiros. Neste sábado, a Escola Infantil Marista Tia Jussara está aberta entre 8h30min e 14h para receber os moradores. Um cafezinho é servido como cortesia. Um ônibus do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está também presente no local.

Já havia fila antes desse horário na frente do estabelecimento de ensino, localizado na rua Santa Rita de Cássia. “Tinha uma senhora que chegou às 4h e pouco. A gente compreende a angústia das pessoas”, afirmou a presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, que foi pessoalmente conferir a movimentação. “Eles chegam com pastinha ou saquinho, com tudo organizado”, observou. “Está com uma boa procura”, destacou, manifestando a estimativa de que serão atendidas mais de 130 pessoas.

Para a atualização cadastral é preciso apresentar documentos originais dos familiares: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos; carteira de identificação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e comprovante escolar.

“Vamos nas ilhas, uma por uma”, assegurou Cátia Lara Martins. Os próximos mutirões serão realizados nas ilhas das Flores, da Pintada, Pavão e Mauá. Em todas as seis ilhas da Capital residem em torno de 13 mil pessoas.

De acordo com a presidente da Fasc, a escolha das áreas passa por critérios. “São locais que têm maior demanda ou então de difícil acesso”, sintetizou. “Nas ilhas, a questão é de acesso”, frisou.

Na próxima semana, a atualização dos dados pode ser feita nos 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no Vida Centro Humanístico e no Sine Municipal, além das subprefeituras das regiões Cristal, Extremo Sul, Restinga, Partenon, Leste e Norte. No entanto, um mutirão está previsto para a terça-feira no Morro da Cruz.

Já nesta semana que está se encerrando, a presidente da Fasc calculou que 3,6 mil famílias foram atendidas em toda a rede mobilizada na Capital. “Nós temos um calendário até dezembro dessas ações intensivas”, lembrou. A expectativa é de que cerca de 50 mil famílias atualizem os dados no Sistema do Cadastro Único.

De acordo com Cátia Lara Martins, a maior parte dos dados desatualizados referem-se a endereço, estado civil, renda, desemprego ou emprego, óbito ou nascimento, bem como troca de escolas e vacinas. “Esse é um direito que as pessoas têm… Esse Cadastro Único é uma forma de se construir políticas públicas e das pessoas acessarem os seus direitos”, enfatizou.



CADASTRO ÚNICO

De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min:
Região Cristal
Subprefeitura - Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Região Extremo Sul
Subprefeitura: Avenida Desembargador Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Região Restinga
Subprefeitura: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova

Região Partenon
Subprefeitura: Avenida Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Região Leste
Subprefeitura: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus

Região Norte
Subprefeitura: Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia:
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia:
- Vida Centro Humanístico: Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi.
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895