Feiras de Porto Alegre têm respeitado normas contra a Covid-19, avalia secretaria

Feiras de Porto Alegre têm respeitado normas contra a Covid-19, avalia secretaria

Uma das determinações é que as bancas mantenham distância de dez metros entre uma banca e outra

Correio do Povo

Muitos consumidores e feirantes utilizam máscaras para evitar o contágio

publicidade

As feiras de hortifrutigranjeiros precisam obedecer algumas regras em função da pandemia do novo coronavírus conforme determina o decreto 20.534, de 31 março deste ano, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), os espaços, que ficam ao ar livre em dias e bairros diferentes, têm respeitado a norma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. 

Uma das normas determina o distanciamento mínimo de dez metros entre uma banca e outra. Na manhã deste domingo, a reportagem do Correio do Povo esteve em duas delas, sendo uma na frente do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, e outra na avenida Coronel Massot, no bairro Camaquã.

As bancas mantinham distância e muitas colocaram faixas de isolamento e sinalização com cones e faixas de isolamento para evitar aglomerações. Já em relação ao público, a maioria utilizava máscaras enquanto fazia as compras dos hortifrutigranjeiro. Muitos feirantes também estavam com protetores faciais. 

Todas as semanas ocorrem 54 feiras regulares, sendo 39 feiras ecológicas, oito feiras modelo e sete feiras modelo "mercadão do produto", sendo fiscalizadas pela SMDE.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895