Fepam garante que mancha de óleo se dissipou no mar do litoral

Fepam garante que mancha de óleo se dissipou no mar do litoral

Órgão reforça que as condições do mar já se normalizaram para banhistas e pescadores

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Fepam garante que mancha de óleo se dissipou no mar do litoral

publicidade

Três dias após o vazamento de 2,5 mil litros de óleo no mar, entre Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte, a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) garante que a mancha se dissipou, entre a noite dessa sexta e a madrugada deste sábado. Técnicos voltaram a sobrevoar a área na manhã de hoje. De acordo com a Transpetro, o combustível vazou de um navio em meio à operação de descarregamento em alto-mar. A mancha se espalhou por mais de 10 quilômetros, no entorno da monoboia.

Leia mais sobre o vazamento de óleo no Litoral Norte

Os trabalhos de contenção e dispersão mecânica do óleo já se encerraram, conforme detalha o chefe da Divisão de Emergências Ambientais da Fepam, André Milanez. “Em princípio, não chegou nada na praia”, garante.

Durante a visualização da área, barcos pesqueiros já foram avistados nas imediações. Milanez ressalta que os trabalhos de monitoramento vão seguir pelos próximos três dias. Durante esse período, estudos sobre o impacto ambiental do vazamento devem ser aprofundados pelos técnicos da Fundação. Milanez reforça que as condições do mar já se normalizaram para banhistas e pescadores.

Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público já abriram inquéritos para esclarecer as causas do vazamento. No âmbito do MP, o objetivo é averiguar se o caso configura dano moral coletivo a quem depende da pesca e do turismo na região. A empresa informou que o vento forte, na noite de quarta-feira, provocou a desconexão entre um navio e a monoboia no momento do desembarque do produto.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895