Festival do Churrasco traz assadores premiados a Porto Alegre

Festival do Churrasco traz assadores premiados a Porto Alegre

Evento contou com mais de duas toneladas de carne foram assadas

Correio do Povo

O evento contou com dez estações de assadores e profissionais premiados

publicidade

Aconteceu no último sábado, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, a terceira edição do Festival Internacional de Churrasco e Comidas Típicas da América Latina, o La Fogatta Festival. O evento contou com dez estações de assadores e profissionais premiados em diversos estilos diferentes, além de muitas opções de comida, de carne a peixes e legumes.

Os aposentados Marisa e Enoir da Silva marcaram presença no evento e aguardavam amigos antes de pedir o almoço. "Quero comer um costelão maravilhoso, bem gaúcho", brincou Marisa. O casal não costuma ir a festivais de comida, mas Enoir também estava animado para experimentar o costelão. Segundo Joice Santos, uma das assadoras presentes, o costelão é realmente uma das carnes mais pedidas de eventos do tipo, mas os campeões de saída são os hambúrgueres, choripans e o salmão, que é a especialidade da estação de Joice, a Braseados e Defumados.

A assadora é natural de São Borja, no interior do estado, e se envolveu no mundo do assado há algum tempo. "Na fronteira, o homem vai para a lavoura e a gente fica tomando conta da cozinha, temos que fazer tudo, inclusive assar, então eu domino qualquer uma dessas técnicas", conta Joice. Ela ainda se depara com alguma resistência quando participa dos festivais, por ser mulher, algumas pessoas não são tão receptivas. "Se você não se impor, eles vão dizer 'tu é mulher, tu não assa', mas eu venho de uma linhagem de mulheres fortes e não me deixo abalar", afirma.

Além do salmão com molho de maracujá servido por Joice, foram servidas outras especialidades como Cordeiro Patagônico, Porco na estaca e American Barbecue. No total, mais de duas toneladas de carne foram assadas. O evento foi promovido pela La Fogatta (Fabrica de Parrillas) e seguiu até a noite com música ao vivo, cafés, carreteiro e cervejas. 

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895