Filas marcam 1º dia do reforço de vacinação idosos com mais de 70 anos em Porto Alegre

Filas marcam 1º dia do reforço de vacinação idosos com mais de 70 anos em Porto Alegre

Vacina da Pfizer é utilizada para a aplicação

Cláudio Isaías

Vacinação ocorrerá em 32 unidades de saúde durante o dia e em quatro no horário noturno

publicidade

As filas marcaram o primeiro dia do reforço da vacinação contra Covid-19 dos idosos com 70 anos ou mais nesta quarta-feira, em Porto Alegre. A terceira aplicação foi dada para quem tivesse concluído as duas doses até o dia 11 de março, independentemente do imunizante aplicado. O intervalo de seis meses segue orientação do Ministério da Saúde. Na imunização, os idosos tinham que apresentar a carteira que comprove o esquema de vacinação. Será utilizada a vacina da Pfizer para aplicação da dose de reforço neste público. Para esse grupo, a vacinação ocorrerá em 32 unidades de saúde durante o dia e em quatro no horário noturno.

No shopping João Pessoa, logo que começou o atendimento, às 8h, a fila com mais de 100 pessoas que estava na avenida Azenha chegou até quase a esquina da avenida Ipiranga. No Centro de Saúde Santa Marta, a fila do grupo de idosos que foi fazer a terceira dose do imunizante era maior do que as pessoas que foram realizar a segunda dose da AstraZeneca, Coronavac e da Pfizer. A fila com mais de 60 pessoas começou na rua Capitão Montanha e avançou pela avenida Mauá e chegou até a rua Caldas Junior. Para o grupo, a vacinação vai ocorrer em 32 unidades de saúde durante o dia e em quatro postos de saúde no horário noturno - Centro de Saúde Modelo, Ramos, São Carlos e Tristeza das 18h às 21h. 

Veja Também

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o aposentado Léo Joaquim Heck, 75 anos, disse que saiu de casa às 5h. "Desde o começo da pandemia sigo com todos os cuidados como o uso de duas máscaras e do álcool em gela a todo o momento",  comentou que veio caminhando do bairro Menino Deus. A aposentada Érica Lambi, 76 anos, afirmou que a terceira dose do imunizante da Pfizer é um presente de aniversário. Ela faz 77 anos no mês de outubro. "Saio de casa só com máscara e só tiro quando já estou dentro de casa ", ressaltou. Moradora do Centro, a dona de casa Ignês Silva dos Passos, 91 anos, disse que estava emocionada por ter feito a imunização. "Precisamos todos se vacinar. Minha filha de 60 anos perdeu a luta para Covid-19", acrescentou. O aposentado Valter Siqueira, 74 anos, disse que estava ansioso pela realização da terceira dose vacina. Para receber a terceira aplicação, é preciso apresentar documento de identidade e carteira com o registro das duas doses.

Foto: Guilherme Almeida


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895