Filas marcaram 1º dia da vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre para jovens a partir dos 19 anos

Filas marcaram 1º dia da vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre para jovens a partir dos 19 anos

Imunização da faixa etária será mantida no sábado e no domingo

Cláudio Isaías

Primeiro dia de vacinação para pessoas com 19 anos ou mais em Porto Alegre teve registro de longas filas

publicidade

A vacinação das pessoas de 19 anos ou mais contra a Covid-19 teve uma intensa movimentação nos postos de saúde de Porto Alegre nesta sexta-feira. A aplicação das doses foi realizada em 12 unidades de saúde e no drive-thru do Shopping Bourbon Wallig - com atendimento nos carros ou a pé. A faixa etária dos 19 anos será mantida também no sábado e no domingo.

A ampliação foi realizada com doses remanescentes de faixas anteriores. Na faixa dos 19 anos a população a ser imunizada é de 16.460 pessoas.

Na fila da Unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, o sentimento entre os jovens era de alegria por estarem recebendo a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. Mais de 100 pessoas estavam na fila tanto para receber a primeira dose quanto a segunda.

A estudante Amanda de Oliveira, 19 anos, afirmou que estava muito emocionada por ter feito a vacina. "Estava ansiosa até porque toda a minha família (pais e irmãos) já está imunizada", destacou. Ela fez questão de frisar que vai seguir com todos os cuidados de prevenção, ou seja, vai continuar usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Já os amigos Alena do Nascimento Arbo, 19 anos, e Lucas Azambuja, 19 anos, combinaram de ir juntos até a unidade de saúde Camaquã para realizar a imunização. Os jovens trataram de fotografar o momento de aplicação da a primeira dose da vacina da Pfizer . "Estou muito feliz por ter feito a vacina. Esse momento é puro sentimento de gratidão", relatou a jovem que estava na companhia da sua mãe Amanda.


Mais de 100 pessoas estavam na fila na Unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, para a vacinação contra a Covid-19 - Foto: Alina Souza

O estudante Marcelo Pires, 19 anos, que também recebeu a primeira dose da Pfizer afirmou que estava ansioso pela imunização. A movimentação de jovens também no Centro de Saúde Santa Marta, onde havia mais de 60 pessoas na fila por volta das 8h e no auditório do colégio Júlio de Castilhos - referência para quem se vacina no Centro de Saúde Modelo e também na unidade de saúde Santa Cecília, no bairro Santana. Neste local, a fila que tinha mais 80 pessoas começava na rua São Manoel e chegava até a esquina da avenida Protásio Alves.

A aplicação da primeira dose continuará neste final de semana para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes - que estejam amamentando bebês com até 12 meses.

Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o agendamento para vacinação pode ser feito pelo aplicativo: App 156+POA - agendas para as unidades de saúde Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras 1, São Carlos e Tristeza. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895