capa

Freeway é bloqueada para colocação de vigas da nova ponte do Guaíba

Trecho entre os quilômetros 94 e 95 será liberado apenas na tarde de domingo

Por
Eduardo Amaral

Freeway foi bloqueada para colocação de vigas da nova ponte do Guaíba

publicidade

A empresa Queiroz Galvão iniciou na madrugada deste sábado a colocação de quatro vigas da nova ponte do Guaíba. Para que o serviço fosse realizado a BR-290 foi completamente bloqueada por volta da 0h30min, nos quilômetros 94 e 95. A previsão é que o trecho seja liberado às 14h de domingo.

O engenheiro de produção da Queiroz Galvão, Bernardo Ryff Moreira, garante que os prazos de liberação das vias serão cumpridos, mesmo que chova durante o processo. Segundo o engenheiro, qualquer chuva atrapalha, porém, uma eventual interrupção depende “da intensidade da chuva.”

Durante este fim de semana serão colocadas quatro vigas, cada uma com peso aproximado de 140 toneladas. Para que cada uma fosse içada foi necessário a utilização de três guindastes.

O engenheiro explica que a escolha pelos bloqueios no fim de semana se deu em razão do fluxo reduzido de carros, mesmo com o movimento em direção ao litoral.

Segundo Moreira, o mesmo procedimento será feito no próximo fim de semana nos quilômetros 96 e 97, concluindo assim uma parte importante da obra.

“Entre funcionários e terceirizados temos em torno de 50 pessoas trabalhando nessa fase da obra”, conta Moreira. Ele explica também que as vigas ficam na cidade de Nova Santa Rita, e são transportadas até Porto Alegre.

O processo de instalação é razoavelmente simples, já que, como explica Moreira, “as peças são apenas encaixadas.” As peças pré-moldadas são fixadas através de estruturas metálicas dentadas. Após o encaixe é feito um processo de fixação.